Com o intuito de alargar e de diversificar a sua carta de vinhos a bordo, a TAP lançou um concurso aberto a pequenos e grandes produtores, que terminou em agosto, para a aquisição de 2.5 milhões de garrafas para os próximos dois anos.
Foram 124 os produtores nacionais que responderam ao apelo do projeto “TAP Wine Experience” – iniciativa da TAP que pretende transformar a Companhia no maior canal de comunicação e experimentação do vinho português em todo o mundo.
O processo de seleção foi intenso: um painel de 10 provadores, constituído por jornalistas especializados, críticos e escanções oriundos de Portugal, Brasil e Estados Unidos, elegeu 50 vinhos que integrarão, já em janeiro de 2018, a nova carta de vinhos servidos na classe executiva da TAP. A contraprova, feita a bordo do CS-TOW – o avião com a emblemática pintura Portugal Stopover – e respetiva harmonização com as refeições concluiu os dois dias de provas cegas realizadas no Myriad Crystal Center, em Lisboa. Mais de 200 vinhos, tintos, brancos, verdes, espumantes, moscatéis e portos, foram avaliados para se chegar à lista de finalistas que fizeram o seu estágio no ar.
Em outubro, tendo como base o mesmo concurso e já com uma pré-seleção de 60 vinhos realizada, foram feitas novas provas técnicas para se escolherem os tintos e os brancos que farão parte do serviço de bordo em classe económica.
Com este projeto, a TAP passa a apresentar quatro cartas de vinhos distintas, renovadas semestralmente, que serão um cartão-de-visita mais representativo da diversidade e da qualidade dos vinhos que os clientes da Companhia poderão encontrar à sua chegada a Portugal. Serão adquiridas 2,5 milhões de garrafas de produção exclusivamente nacional para os próximos dois anos, para servir os mais de 12 milhões de passageiros que escolhem a TAP para viajar, nas 85 rotas que irá operar até ao fim de 2017.
Curioso? Consulte
aqui a lista dos vencedores.