Sign In
Destaques; WHAT'S!UP Cabin Crew
2016 em revisão e os desafios para 2017

 

2016 está a acabar e esta é a época de olhar para trás, rever o ano que passou e preparar o que está a chegar. Falámos com Hélder Santos, que vê sobretudo como oportunidades os desafios que a Companhia tem vivido. Trabalha na TAP há cerca de 40 anos. Começou como estagiário, é tripulante desde 1978 e acumula atualmente as funções de Supervisor de Cabina e Diretor de Pessoal de Cabina. Para este responsável, com equipas unidas e apaixonadas pela profissão, 2017 será sem dúvida um ano cheio de sucessos.

Como avalia o ano de 2016, numa perspetiva global (TAP) e particular (PNC)?

2016 foi o ano da mudança de rumo na TAP. A abertura ao mercado norte-americano, com a abertura da rota de Boston e a reabertura da rota para Nova Iorque (JFK), revela isto mesmo. São mercados altamente concorrenciais, de prestígio e é o regresso a lugares que fazem parte do imaginário da aviação. Por outro lado, representam desafios muito grandes, porque são mercados com um nível de exigência muito elevado, para o qual nós estamos preparados, sem dúvida nenhuma, mas que nos vão obrigar a manter-nos sempre atentos. Chegámos lá e vamos ter de trabalhar muito para nos mantermos sempre lá. Os desafios na aviação não são provas de rapidez, são maratonas. Requerem muita preparação e muita estratégia ao longo de todo o percurso. Sem dúvida que 2016 foi o ano dos desafios e estamos a entrar em 2017 que trará sem dúvida mais desafios. Podíamos falar em dificuldades, mas na verdade são oportunidades. Oportunidades de integrar novos mercados, de atingir novos objetivos e, no fundo, de ter a TAP que nós queremos que exista.

Quais os principais desafios que prevê que vão surgir em 2017? Como poderemos enfrentá-los?

O pessoal de cabina é um pessoal muito especial, vive muito tempo fora, tem uma relação com a família às vezes fugaz. Esta altura do ano em particular é sempre complicada, muitos passam o Natal e o Ano Novo fora. Há momentos na vida dos tripulantes que são difíceis de gerir devido aos horários. Apesar de tudo isto, são trabalhadores muito empenhados no êxito da empresa e estão a responder muito bem na medida em que nós estamos cada vez mais a pedir-lhes que sejam um elemento novo no universo de venda ao passageiro. O que é que isto significa? Quando eu entrei para a TAP, os tripulantes de cabina vendiam o voo de regresso. Hoje, vendem o de regresso mas também vendem o da ida, porque o contacto que o passageiro tem com a companhia aérea – os momentos de verdade – muitas vezes é feito só com os tripulantes de cabina. Imagine um passageiro que vem da Europa. Muitas vezes compra o bilhete e faz o check-in online e quando chega ao aeroporto, os serviços de handling são prestados por terceiros. Nesses casos, não vê ninguém da TAP até chegar ao avião. É muito importante o acolhimento do passageiro. E muitas vezes, é a tripulação que soluciona questões que não foram solucionadas antes. Muitas vezes este contacto é a única oportunidade que o passageiro tem de resolver alguns problemas. E quem sente o primeiro impacto de muitos problemas são os tripulantes de cabina, que têm respondido bem e, acredito, vão sempre responder. São um parceiro essencial para que qualquer companhia aérea do mundo possa funcionar e possa ser competitiva.

Referiu que esta é uma altura complicada para os tripulantes, que passam muitas vezes o Natal fora de casa e longe da família. Como é esta experiência? Celebram o Natal “em família”?

Os cenários são todos possíveis. Às vezes é meia-noite e estão no avião, outras vezes é meia-noite e estão na cama porque têm de acordar muito cedo no dia seguinte. É feito um discurso a bordo aos passageiros, a desejar boas-festas ou feliz ano novo. Todos nós já vivemos essas coisas. Faz parte do desafio que nós aceitámos. É claro que custa deixar a família em casa, mas faz parte da profissão, e a relação dos tripulantes entre si cria uma dinâmica que permite ultrapassar essas dificuldades.

Àqueles que começaram agora a profissão ou que estão prestes a começar, tem algum conselho para dar?

Que se mantenham apaixonados por esta profissão. Conheci sítios que nunca conheceria se não fosse tripulante. Conheci pessoas que nunca conheceria se não fosse pela TAP. Conheço outras companhias aéreas, mas não conheço nenhuma que tenha um relacionamento com os seus colaboradores como tem a TAP. Por isso, apaixonem-se, como eu me apaixonei pela TAP, e como continuo apaixonado.

 

22 abril 2019

Clique para abrir

11 dezembro 2018

Clique para abrir

09 novembro 2018

Clique para abrir

04 outubro 2018

Clique para abrir

07 setembro 2018

Clique para abrir

07 agosto 2018

Clique para abrir

05 julho 2018

Clique para abrir

20 junho 2018

Clique para abrir

06 junho 2018

Clique para abrir

07 maio 2018

Clique para abrir

13 abril 2018

Clique para abrir

05 março 2018

Clique para abrir

20 fevereiro 2018

Clique para abrir

05 fevereiro 2018

Clique para abrir

22 janeiro 2018

Clique para abrir

08 janeiro 2018

Clique para abrir

22 dezembro 2017

Clique para abrir

07 dezembro 2017

Clique para abrir

24 novembro 2017

Clique para abrir

20 novembro 2017

Clique para abrir

10 novembro 2017

Clique para abrir

27 outubro 2017

Clique para abrir

13 outubro 2017

Clique para abrir

29 setembro 2017

Clique para abrir

15 setembro 2017

Clique para abrir

01 setembro 2017

Clique para abrir

31 julho 2017

Clique para abrir

21 julho 2017

Clique para abrir

17 julho 2017

Clique para abrir

07 julho 2017

Clique para abrir

28 junho 2017

Clique para abrir

23 junho 2017

Clique para abrir

12 junho 2017

Clique para abrir

02 junho 2017

Clique para abrir

26 maio 2017

Clique para abrir

12 maio 2017

Clique para abrir

08 maio 2017

Clique para abrir

28 abril 2017

Clique para abrir

13 abril 2017

Clique para abrir

31 março 2017

Clique para abrir

17 março 2017

Clique para abrir

03 março 2017

Clique para abrir

17 fevereiro 2017

Clique para abrir

02 fevereiro 2017

Clique para abrir

19 janeiro 2017

Clique para abrir

05 janeiro 2017

Clique para abrir

08 dezembro 2016

Clique para abrir

24 novembro 2016

Clique para abrir

10 novembro 2016

Clique para abrir

27 outubro 2016

Clique para abrir

13 outubro 2016

Clique para abrir

04 outubro 2016

Clique para abrir

29 setembro 2016

Clique para abrir

15 setembro 2016

Clique para abrir