A TAP participou, no início de novembro, na qualidade de convidado-orador, no CAUC-IATA Cabin Safety Seminar, em Tianjin, na China. A intervenção esteve a cargo de Carlos Mouzaco, Cabin Safety Officer da Direção de Safety & Security Management da TAP (DSS), com o tema “Promoting Safety to Passengers”.
O convite surgiu como resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do COSTF (IATA-Cabin Operations Safety Task Force) que tem como missão analisar todos os aspetos das operações da cabina para melhorar a segurança e eficiência operacional.
“Existe necessidade de encorajar uma ‘cultura de segurança’, que abranja não só os profissionais da área (tripulações, manutenção, etc.), mas também os passageiros. Esta visão é defendida pela IATA e por grande parte da comunidade aeronáutica., explica Carlos Mouzaco.
Promover a segurança da forma adequada é sensibilizar, informar, educar e preparar os Passageiros para situações em que têm um papel a cumprir, antes e depois de embarcarem num avião. Cada operador deve alertar e esclarecer os seus passageiros sobre os potenciais perigos e como contribuir para os evitar caso seja necessário.
A TAP acompanha a tendência da indústria desenvolvendo, em coordenação interdepartamental, programas de demonstração de segurança mais abrangentes – folhetos, discursos e filmes, por exemplo – que incluem informações úteis sobre equipamento de segurança, colocação devida da bagagem, restrições no transporte de baterias de lítio e aparelhos eletrónicos a bordo.
A participação neste seminário possibilitou a troca de experiências no âmbito das melhores práticas com vista à melhoria global da segurança na cabina.
“O que não se pode de maneira alguma esquecer é que todos têm um papel importante na melhoria da segurança a bordo”, conclui Carlos Mouzaco.
A CAUC-Civil Aviation University of China tem estabelecido um forte compromisso com desenvolvimento da indústria de aviação da China visando “praticar o rigor e perseguir a excelência” no ensino e pesquisa académica.