Albatroz é o nome de batismo do primeiro avião da Portugália, que iniciou a sua operação no dia 7 de julho de 1990. Este ano, no dia 29 de novembro, este Fokker fez um voo muito especial, o TP1937, entre o Porto e Lisboa, que contou com a presença de vários convidados ligados à História deste avião e da Portugália.
O Fokker 100 está na Companhia há 26 anos e é a última aeronave a operar ainda com a imagem da Portugália.
Este foi um dia histórico para a Companhia, que aproveitou o momento para deixar um agradecimento especial a todos os que operaram, trabalharam e ajudaram a manter o Albatroz, permitindo-lhe ser hoje o Fokker com mais horas de voo ao nível da frota F100 mundial, tendo atingido as 65.453 horas, em novembro.
Rui Vitorino e António Peralta, Técnicos de Manutenção Aeronáutica da Portugália, acompanharam a chegada deste primeiro avião à Companhia. Foi com enorme orgulho e nostalgia que se despediram do Albatroz, aeronave com a qual trabalhavam há 26 anos. Emocionados, revelaram que “na altura em que começámos a voar com o avião e quando havia nevoeiro no aeroporto de Lisboa, todos os outros aviões divergiam, enquanto os nossos aterravam, com visibilidade limitada. A tecnologia já estava bastante avançada dentro do cockpit e as certificações das tripulações também.”
Para se despedirem desta que foi a sua “segunda casa” durante muito tempo, usaram uma analogia que representa bem o que sentem ao ver o seu Albatroz partir: “É como um filho que parte, que sai de casa, está emancipado e nós vamos vê-lo partir mas com o sentimento de missão cumprida.”