Albatroz é o nome de batismo do primeiro avião da Portugália, que iniciou a sua operação no dia 7 de julho de 1990. Este ano, no dia 29 de novembro, este Fokker fez um voo muito especial, o TP1937, entre o Porto e Lisboa, que contou com a presença de vários convidados ligados à História deste avião e da Portugália.
O Fokker 100 está na Companhia há 26 anos e é a última aeronave a operar ainda com a imagem da Portugália.
Este foi um dia histórico para a Companhia, que aproveitou o momento para deixar um agradecimento especial a todos os que operaram, trabalharam e ajudaram a manter o Albatroz.
Dos quatro tripulantes de cabina que realizaram o voo inaugural da Companhia e deste avião, três – André Seiz, Sandra Praça e Cristina Saraiva – tiveram oportunidade de se despedir e de desempenhar as suas funções todos juntos, pela última vez, nesta aeronave.
Nesta despedida, os três colegas, já emocionados, afirmaram que o Fokker foi como uma segunda casa, a sua escola durante muitos anos e que por esta mesma razão, ficará para sempre nas suas memórias. Fecharam este ciclo com um brinde muito especial, onde recordaram aquele que foi o primeiro voo de todos na Portugália.
Fizeram história há 26 anos e voltaram a fazer a bordo deste voo. A história da Portugália é indissociável destes três colegas que estiveram presentes durante toda a vida da Companhia.