Nuno Leal é Gestor de Frota na TAP desde 2007. Coordenou todo o processo do retrofit desde o início e vê o resultado como um verdadeiro sucesso para a Companhia. Amante de fotografia, orgulha-se de fazer parte deste passo em direção ao Futuro.

Fala-nos um pouco do teu percurso na TAP.
Entrei na TAP em 2007. Era investigador no Instituto Superior Técnico quando vim para cá. Vim para a Gestão de Frota, com o cargo que tenho hoje, embora com funções ligeiramente diferentes. Recentemente, fui coordenador de todo o processo de definição do A350, que entretanto não avançou. Tenho coordenado, todos os programas de retrofit, com o Joel [Joel Fragata, Gestor de Produto Inflight] e com as restantes equipas, como a Manutenção e Engenharia (ME), a Direção de Operações de Voo (DOV), o Serviço ao Cliente, etc.
E o teu papel no processo do retrofit?
Em suma, coordenação de todas as atividades, desde o momento das pesquisas no mercado, da seleção, da aprovação, negociação contratual, depois a coordenação do programa de desenvolvimento das soluções. Depois, a integração já é com a ME, portanto nós – Transporte Aéreo – acabamos por ter um papel mais distante nessa parte.
Que impacto é que achas que este projeto tem na Companhia?
Acho que é brutal, mesmo. Quem entrava nos aviões da TAP notava que era um avião com pouca identidade. Agora, aquele avião transpira Portugal, transpira o logotipo da TAP, as cores vivas da TAP, transpira alegria. Foi isso que se tentou trazer à Companhia, um pouco na sequência do desafio que nos foi feito pela Administração para fazer coisas novas, para tirar da gaveta projetos que tínhamos. Foi isso que se fez. E acho que, num ano e pouco, se conseguiu fazer um trabalho espetacular: passámos de um avião com tons muito neutros, com pouca identidade, para cadeiras totalmente novas, com um aspeto supermoderno, com uma imagem muito mais próxima da TAP, com um produto muito mais direcionado ao Cliente. Isto é de facto um step change.
Tens, por um lado, a questão mais afetiva e mais ligada à imagem da TAP e depois o lado mais comercial. É uma cabina muito mais próxima daquilo que a TAP precisava, ou seja, mais lugares a bordo, um produto mais competitivo e mais diferenciado. Conseguimos tudo isso num avião e ficou espetacular.
Este é o primeiro projeto em que nós conseguimos trazer para a realidade aquilo que nós achamos que é o Futuro e aquilo que a Administração tanto tem trabalhado para que se conseguisse mudar a imagem da Companhia – a nova TAP. Aquele avião é a nova TAP.
Foi um produto muito bem conseguido, e em tempo recorde. Foi um ano de muito trabalho, para equipas bastante pequenas, quer do lado do Transporte Aéreo, quer do lado da ME. É fantástico olhar para trás e ver o que se conseguiu fazer em apenas num ano. A nova TAP está aí. É essa a mensagem e é isso que nos motiva no dia-a-dia.

Quem é o Nuno Leal fora da TAP?
Essa é uma pergunta engraçada. Adoro fotografia. Adoro passear. Adoro viajar. Se não fizesse tantas viagens em serviço, provavelmente viajaria muito mais, mas adoro viajar. Gosto de conhecer novos países, novas identidades, novas culturas, gosto de relacionar-me com pessoas e, felizmente, consigo sempre juntar a um novo destino uma grande experiência fotográfica.
Texto: Inês Teixeira
Edição / Imagem: Miguel Neves