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Os bastidores do retrofit: parte I

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O processo do retrofit marca o início de mais uma fase na construção do futuro da TAP. É um projeto desenhado e pensado a muitas mãos e quisemos conhecê-lo a fundo, em todas as vertentes.

Iniciamos esta rubrica com Joel Fragata, Gestor de Produto Inflight e uma das figuras incontornáveis deste processo. Na TAP desde 2007, orgulha-se de todos os projetos em que já participou e revela-se satisfeito com o dinamismo que os projetos de retrofit têm trazido.


Antes de mais, conta-nos: quem é o Joel Fragata fora da Empresa?

É uma pessoa normalíssima, que tenta aproveitar os momentos mais calmos para passar tempo com a família. Tenho 2 filhos pequenos e tento aproveitar ao máximo estar com eles e compensá-los um pouco pelas ausências. Tenho um gosto especial por gastronomia e também tento, nos tempos livres, dedicar-me à cozinha e desfrutar com a família deste meu hobby.

Fala-nos um pouco do teu percurso na TAP.

Comecei na TAP em julho de 2007, na altura em que a TAP comprou a Portugália. Transitei da PGA para a TAP: era Diretor do Serviço de Apoio Inflight e mudei-me para o Marketing da TAP, no serviço de bordo.

Desde então, assumi funções de gestor de produto da classe económica de médio curso até que, por volta de 2013, quando a TAP assinou os contratos de compra do A350, passei a assumir a gestão de produto de interiores de cabina, numa vertente mais de marketing. Felizmente agora, com os projetos de retrofit, as coisas têm vindo a ser muito mais dinâmicas nesta parte dos interiores de cabina. Já cá estou quase há 10 anos!​

Como começou o teu envolvimento no projeto do retrofit?

Temos uma equipa que iniciou o projeto do retrofit: eu e a área de Gestão de Frota, com o Nuno Leal. Quando a Atlantic Gateway comprou a TAP desejavam fazer remodelações da frota a nível de interiores e esse projeto iniciou-se com a frota de médio curso.

Começámos então a definir layouts de cabina, juntamente com a nova Administração. Dos novos layouts de cabina passámos para a escolha das cadeiras e depois para a definição da nova identidade, em termos de decoração de interiores. Aí sim, juntamente com a Alma Design, através de briefings que já tinham sido feitos anteriormente e alguns ajustes ao tipo de avião, definimos esta nova imagem que agora começou a voar, em que puxamos um bocadinho pela parte institucional da TAP: introduzimos cor, introduzimos diferenciação entre as classes e tentamos transmitir uma certa “portugalidade” na cabina, com uma decoração totalmente diferente daquela a que estávamos habituados.


Em que outros projetos, para além do retrofit, estiveste envolvido na Empresa?

Estive envolvido no projeto da definição da cabina do A350, que demorou algum tempo e que trouxe alguma desilusão quando a compra foi anulada. Felizmente o trabalho não foi perdido porque a TAP encomendou o A330neo e replicámos a definição que tínhamos para o A350. É um projeto que ainda está a correr e que irá terminar com a entrega dos aviões por volta do final de 2017.

Para além disso, estamos ainda envolvidos no retrofit do A330, que é um projeto para breve: a instalação da nova cabina de classe executiva deverá ocorrer em meados de janeiro do próximo ano, com uma classe executiva totalmente nova, cadeiras full flat, com a maior parte dos passageiros com acesso direto à coxia e com todo o conforto que as companhias hoje em dia dão e que a TAP não estava a dar. A partir de janeiro vamos também começar a ter uma melhoria no produto de classe executiva para os nossos passageiros. Paralelamente, também vamos lançar, na classe económica, a nova decoração de cabina que foi definida pelo A330neo e que vamos replicar nos nossos aviões.

 

Há algum desses projetos que tenha sido especial para ti?

Na prática todos eles foram especiais porque é a primeira vez que a TAP está envolvida em projetos desta importância e desta grandeza. O facto de estar envolvido diretamente na definição deste novo produto que vamos lançar dá-me imensa satisfação, não só para ver qual será a recetividade dos nossos passageiros a esta nova TAP e realidade, mas também por ver que estamos a dar estes passos para construir o futuro da Empresa. É muito gratificante ver como as coisas estão instaladas no avião e ver o feedback dos passageiros, que tenho a certeza que será positivo.


Texto: Ana Morgado

Edição / Imagem: Fábio Cassola


\\\ English Version \\\

This article has been automatically translated. For additional information, please contact us.


The process of retrofitting marks the beginning of a further stage in the construction of the future of TAP. It is a project designed and thought out the many hands and we wanted to know it, in all aspects.

We started this section with Joel Fragata, Product Manager Inflight and one of the figures cannot be ignored in this process. On TAP since 2007, is proud of all projects which have already participated and reveals himself to be satisfied with the dynamism that projects to retrofit have brought.
 
First of all, tell us: who is Joel Fragata outside the company?

He’s a totally normal person, who tries to take advantage of the quieter moments to spend time with the family. I have 2 small children and I try to make the most of being with them and compensate them a bit because of my absences. I have a special taste for gastronomy and also try, in your free time, dedicate myself to the kitchen and enjoy with your family this my hobby.

Talk to us a little bit of your journey on TAP.

I started on TAP in July 2007, at the time in which TAP bought Portugalia. I passed into the PGA TO TAP: was director of the Department of Support Inflight and I moved to the Marketing of TAP, on-board service.
Since then, I took office, product manager of economy class of medium-haul flights until around 2013, when the TAP has signed contracts for the purchase of the A350, i began to take over the management of product of interiors, a strand more than marketing. Fortunately now, with plans to retrofit, things have come to be much more dynamic in this part of the interiors of the cabin. I'm almost 10 years ago!

How did your involvement in the design of the retrofit began?

We have a team that began the project of retrofitting: i and the management of fleet, with Nuno Leal. When the Atlantic Gateway bought TAP wanted to make renovations of the fleet at the level of equipment and this project began with the medium haul fleet.
We then define layouts of cabin, along with the new administration. The new layouts of booth went to the choice of chairs and then to the definition of the new identity, in terms of interior decoration. Then yes, along with the Soul Design, through briefings that had already been made previously and some adjustments to the type of aircraft, we define this new image that now began to fly, in which pulled a bit by the institutional framework of the TAP: we have introduced color, we differentiate between classes and try to convey a certain "challenge" in the cabin, with a decoration is totally different from what we were used to.


In which other projects, in addition to the retrofit, have you been involved in the company?

I was involved in the design of the definition of the cabin of the A350, which took some time and that brought some disappointment when the purchase was canceled. Fortunately the work was not lost because TAP ordered the A330neo and replicámos the definition we have for the A350. It is a project that is still running and it will end with the delivery of the aircraft by the end of 2017.
In addition, we are still involved in the retrofit of the A330, which is a project for brief: the installation of the new walk-in business class should occur in mid-January of next year, with an executive class totally new, chairs full flat, with the majority of the passengers with direct access to the gangway and with all the comfort that companies nowadays give and that TAP was not to be. Starting in January we will also begin to have an improvement in business class for our passengers. In parallel, we will also launch, in economy class, the new decor cabin crew that was defined by A330neo and we replicate our planes.

There are some of those projects that have been special to you?

In practice, all of them were special because this is the first time that TAP is involved in projects of this scale and of this magnitude. The fact of being directly involved in the definition of this new product we launch it gives me immense satisfaction, not only to see what will be the receptivity of our passengers to this new TAP and reality, but also to see that we are taking these steps to build the future of business. It is very rewarding to see how things are installed in the airplane and see the feedback from passengers, who I am sure will be positive.

 

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