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Hoje celebra-se o Dia da Usabilidade

 

Celebra-se hoje em todo o mundo o Dia da Usabilidade. Criado em 2005 pela então chamada Usability Professionals Association (Associação de Profissionais da Usabilidade), organização internacional criada nos Estados Unidos, hoje denominada User Experience Professionals Association (Associação de Profissionais da Experiência do Utilizador), pretende promover a tecnologia com foco no utilizador. Este dia reúne tradicionalmente várias comunidades no objetivo comum de assegurar que os produtos criados tornam de facto mais fácil a vida dos seus utilizadores.

 
Entrevistámos Tiago Phillimore, Diretor Digital Commerce & Innovation, que tem gerido com sucesso uma das áreas mais focadas na utilização por parte dos Clientes das ferramentas digitais TAP.
 
De que forma é que considera que a sua área (digital) se integra na nova estratégia da TAP?
 
A digitalização da TAP é um dos fatores decisivos de sucesso que identificamos para o futuro da empresa. Temos que colocar o Cliente no centro da nossa atividade, conhecê-lo, e ao mesmo tempo dar-lhe as ferramentas necessárias para garantir a sua autonomia na relação com a TAP.
A nova área digital e inovação tem como papel essencial ajudar na transformação dos processos, na simplificação dos interfaces da Empresa com o seu Cliente e no aumento da atratividade da empresa para a escolha das viagens dos seus Clientes.
 
Que esforços é que têm sido levados a cabo para melhorar a experiência dos Clientes, na vertente digital, nos vários momentos da sua viagem (reserva, viagem, chegada)?
 
Temos lançado várias iniciativas que visam a melhoria da experiência do Cliente. Uma das mais importantes foi o lançamento do Portugal Stopover, fomentando a posição estratégica da TAP e de Portugal como hub na ligação dos voos entre as Américas e a Europa. Lançamos uma App que faz de companion App (acompanha o passageiro durante a sua viagem, com acesso, por exemplo, a mapas offline, sugestões de roteiros e outros serviços) e que ajuda o nosso Cliente a disfrutar ao máximo da viagem, de Portugal e de todos os benefícios que temos para ele.
Temos apostado muito na App que ajuda cada vez mais o nosso Cliente a ter uma boa experiência mobile nos vários momentos da viagem. Fomos identificados como tendo uma das melhores apps de Companhias Aviação na Europa e queremos melhorar ainda mais este trabalho.
 
De que forma é que se tem procurado melhorar a Usabilidade dos Clientes, também nos vários momentos da viagem?
 
Um dos grandes momentos nesta viagem de digitalização da Empresa vai ser o lançamento do novo ecossistema digital, onde vamos ter um novo Flytap e novas apps.

Estamos a apostar na personalização com o lançamento de uma nova área de Cliente e com a simplificação de processos, nomeadamente com a introdução de uma área de gestão de reserva nova dentro da área de Cliente, que torna mais fácil adicionar serviços, upgrades, bagagem, etc. Vamos ter mais ferramentas como o time to think, a identificação do Cliente no processo de reserva e, finalmente, uma aposta muito grande na facilitação de pesquisa de preços baixos no site.

Queremos liderar na digitalização e na relação com o nosso Cliente através das plataformas digitais.

 

Texto: Inês Teixeira


 

\\\ English Version \\\

This article has been automatically translated. For additional information, please contact us

Today we are the World Usability Day. Created in 2005 by the then called Usability Professionals Association (Association of Professionals of usability), an international organization established in the United States, today known as User Experience Professionals Association (Association for Professionals in the User Experience), aims to promote the technology with a focus on the user. This day has traditionally several communities in the common goal of ensuring that products created are in fact easier to the life of its users.

We interviewed TiagoPhillimore, Director of Digital Commerce & Innovation.


How is it that your area (digital) integrates the new strategy of TAP?

Digitalization is one of the decisive factors of success that we identified for the future of the company. We must put the customer at the center of our activity, to know him, and at the same time give him the tools  needed to ensure his autonomy in relation to the TAP.

The new digital area and innovation has as its essential role to help in the transformation of processes, simplifying the interfaces in the Company with the customer and increase the attractiveness of the company for the choice of travel of their clients.

What efforts have been carried out to improve the customer experience, in the digital, in various moments of your trip (booking, travel, arrival)?

We have launched several initiatives aimed at improving the customer experience. One of the most important was the launch of the Portugal Stopover, fostering strategic position of TAP and Portugal as the hub on the connection of flights between the Americas and Europe. We have launched an app that serves as "companion App" (accompanies the passenger during the journey, with access, for example, to offline maps, suggestions of routes and other services) and that helps our customer enjoy to the maximum the trip, Portugal and all the benefits that we have for him.

We bet a lot on the App that helps increasingly our customer to have a good mobile experience in different moments of the trip. We were identified as having one of the best apps from aviation companies in Europe and we want to further improve this work.

How is it that has sought to improve the usability of the customers, also in different moments of the trip?

One of the great moments in this journey of digitization of the company will be the launch of new digital ecosystem, where we will have a new Flytap and new apps.

We are betting on the customization with the launch of a new Client area and with the simplification of procedures, particularly with the introduction of a management of new reservation within the Client area, which makes it easier to add services, upgrades, luggage, etc. We will have more tools as “the time to think”, the identification of the customer in the process of booking and, finally, a big bet in facilitating the search for low prices on the website.

We want to lead in the relation with our clients via the digital platforms.​
 

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