Como já foi amplamente divulgado, por todo o mundo, o A330-900neo voou pela primeira vez com passageiros e com as cores da TAP, para realizar um périplo mundial de testes de certificação, funcionalidade e fiabilidade. Alguns desses voos foram realizados com tripulações mistas da Airbus e TAP. Achei por bem partilhar convosco essa experiência.

Comandante Luís Esteves, Diretor de Operações de Voo da TAP
Foi uma oportunidade única para trocar conhecimento e preparar a futura operação destas aeronaves. As nossas tripulações receberam por parte do fabricante os maiores elogios.

À direita, Comandante Bernard Masdoumier, que fez o seu último voo nesta rota, acompanhado pelo Comandante Nuno Cardoso
De realçar que o Oficial Piloto, Gonçalo Chaveiro, foi o primeiro Copiloto de uma companhia aérea a voar este avião.
Da esquerda para a direita, Oficial Piloto Gonçalo Chaveiro, Comandante Nuno Santos, Comandante Nuno Cardoso, Chefe de Cabina Luís Emídio, Chefe de Cabina Ana Rita, Supervisor João Lourenço, Chefe de Cabina Helena Carvalho e Comandante Carlos Trigo
O primeiro voo realizou-se no dia 19 de junho com convidados especiais e jornalistas. O CS-TUA, MSN 1819, descolou de Toulouse na pista 32R, com um peso de 164 toneladas e o voo durou cerca de 1h30. A aterragem deu-se na pista 21 em Lisboa, tendo a aeronave consumido oito toneladas de combustível durante a viagem.
Da esquerda para a direita, Comandante Jorge Marques, Oficial Piloto Frederico Osório, Chefe de Cabina Vera Caetano, Chefe de Cabina Catarina Martins, Supervisor Nuno Nogueira, Chefe de Cabina Luís Moreira
Alcance, capacidade, eficiência e conforto
Foi com base nestes quatro pilares que a Airbus desenvolveu este novo avião.
Os motores Rolls Royce Trent 7000, com o pylon revestido a titânio queimam menos 14% de combustível por assento do que os atuais A330. O wingspan é de 64 metros, mais quatro metros do que os atuais CEOs. Entre outras novidades, este avião vem equipado com sistema ROPS, AP/FD TCAS, FLS e sistema de comunicação FOMAX. O Crew Rest terá uma porta divisória entre a zona de descanso do PNT e do PNC, proporcionando maior privacidade e conforto aos Pilotos.
Depois da segurança, o conforto dos passageiros é a grande aposta da TAP. O compartimento de bagagem aumentou 66% em relação aos antigos A330 e a cabina também foi melhorada, com cadeiras full-flat na Executiva, cadeiras mais ergonómicas e mais espaço na Económica. Além disso, aumentámos a capacidade para 298 passageiros, dividido em três classes: Business, Economy Plus e Economy.
O sistema de entretenimento é de última geração, com internet e cabina Airspace, com luzes led e variações de cores, de acordo com o momento do voo.
Tripulação da Route Proving Trip1
TLS-LIS Cte Luís Esteves, Cte Nuno Cardoso
LIS-GIG Cte Nuno Cardoso, Cte Carlos Trigo
GIG-LIS Cte Nuno Santos, OP Gonçalo Chaveiro
LIS-GRU Cte Jorge Marques, OP Frederico Osório
GRU-REC-MIA OP Rodrigo Pereira
Mapa route proving TRIP 1

A próxima etapa é a entrada em linha do A330-900neo, que será mais um momento histórico no percurso da Companhia e dos seus Pilotos.
Welcome back!
Damos também as boas-vindas ao Comandante Serra Pereira que, após 17 meses de baixa prolongada, voltou a voar no passado dia 2 de agosto. Um exemplo de coragem e determinação que merece o nosso respeito, consideração e admiração.
TP 208 JFK-LIS, no dia 2 de agosto. Da esquerda para a direita, CCC Rita Olaio, CAB Joana Neves, CAB Filipa Bessone, CMD Miguel Carvalho, CMD Serra Pereira, SCB Miguel Sabino, CAB Conceição Reis, OPT, Xavier Barros, CAB Carolina Borges, CAB Jorge Rodrigues, CAB Simone Mathass.
Luís Esteves, Diretor de Operações de Voo da TAP