Pelo que todos dizem, tivemos um mês de julho atípico. O verão parecia ainda não ter realmente chegado em Lisboa, mas o número de passageiros a chegar e a sair do País confirmam mais uma vez o sucesso do turismo em Portugal. E com este sucesso segue o crescimento dos nossos voos, do número de Clientes transportados e da frota TAP.
Durante o Farnborough International Airshow (Reino Unido), o nosso A330neo esteve em showcase para a elite mundial da aviação. Um grande sucesso.
A330-900neo da TAP no Farnborough International Airshow 2018
Estamos cada vez mais próximos da chegada das cinco aeronaves planeadas para integrar a nossa frota ainda em 2018. Um orgulho para toda TAP e um momento esperado para o início do phase-out de algumas aeronaves que representavam, em alguns aspetos, desafios para nosso PNC. Como uma boa-nova, já para breve esperamos a chegada do segundo A321neo (CS-TJJ).

O primeiro A321neo da TAP
Alguns dos desafios comuns dos verões e o compromisso da TAP em cumprir o acordado no Protocolo de 2017 levaram a ajustes que tiveram, algumas vezes, impactos na operação. Neste contexto, gostaria de dividir alguns dos impactos imediatos de um cancelamento. Além de todo o inconveniente que causa aos nossos Clientes, e aos colegas de terra de vários departamentos que têm que assegurar as proteções necessárias, temos também um alto custo em reacomodar passageiros em outras empresas aéreas, reservar hotéis, pagar por alimentação e transporte, além de eventuais compensações financeiras. Adiciona-se a isto todos os lugares perdidos nos voos de ligações que os nossos Clientes tinham reservados, novos voos nos quais eles terão que ser reacomodados, etc. Mesmo sendo um voo de médio curso, o custo por cada leg cancelada pode ser em torno de muitas dezenas de milhares de euros. Nosso muito obrigado a todos aqueles que day-in-day-out zelam pela nossa pontualidade (D-5) e fazem o máximo para que não haja queima das tripulações durante as rotações.
Absentismo tem sido um tema no qual estamos a colocar um grande foco nos últimos meses. Todos sabemos do impacto que uma falta causa na operação e especialmente na vida dos colegas que são chamados em assistência. No caso de baixas, sempre avise às Escalas o mais atempadamente possível. Tenha sempre em conta as medidas preventivas de saúde necessárias ao desempenho da função de tripulante de cabine. A UCS permanece agora aberta 365 dias ao ano das 08:00 à meia-noite e está presente para dar-lhe mais apoio e, se preciso for dar-lhe as justificativas necessárias para cobrir faltas.
Um outro tema que não podemos deixar de mencionar é o cuidado redobrado que todos devem ter ao usar redes sociais. No ROV, no Código de Ética da empresa e nos vários artigos da nossa Comunicação Corporativa, as regras e boas práticas sobre o seu uso estão listadas. Entretanto há algumas regras básicas das quais não podemos nos esquecer: uma vez na internet, a informação pode nunca mais ser removida, pois mesmo estando em grupos fechados, caso copiada, pode passar a ser de domínio público. Nunca grave, filme, escreva algo do qual possa se arrepender e que possa não ser adequado para o meio profissional. A farda e as aeronaves TAP representam a empresa e seus milhares de funcionários. Nunca os exponha.
Para terminar, o meu agradecimento muito especial vai para todos os colegas que têm ativamente enviado ideias de como “Fazer Mais com Menos”. Há muitas áreas do nosso negócio onde podemos fazer um uso mais racional dos recursos e colaborar para a preservação do meio ambiente. Devemos constantemente buscar fontes de economia nesta nossa indústria tão competitiva e suscetível a fatores externos que muito rapidamente podem deteriorar a nossa posição em relação à concorrência. Na What’s Up Crew deste mês veja algumas dicas de como fazer mais com menos no seu dia-a-dia a bordo.
Bons voos!
Paulo Barbosa
Diretor de Inflight Services