Decorreram, nos passados dias 18, 20 e 22 junho, as primeiras sessões do Nível 2 da Formação em Vinhos para PNC. Disponível apenas para os tripulantes de cabina que já completaram o primeiro nível da Formação, esta ação, novamente a cargo da ViniPortugal, esgotou rapidamente as 90 vagas.

Os conteúdos incluíram uma introdução aos processos de vinificação, as harmonizações gastronómicas, as Regiões, Indicações Geográficas (IG) e Denominações de Origem (DO). Incluíram ainda provas de vinhos – cerca de uma dezena –, com vista ao desenvolvimento de competências de prova. Também os rótulos foram tema e “como interpretar um rótulo?” foi uma questão à qual aprenderam a dar resposta.
Como em todas as sessões realizadas até à data, também nesta os participantes foram avaliados. O aproveitamento dará direito a um diploma, certificado pela ViniPortugal, e um pin “Wine Advisor”, que deverão ser entregues em outubro, numa cerimónia dedicada.
A novidade do nível dois, para além do aprofundamento dos conteúdos, foi a participação de um orador convidado. Durante uma hora, o jornalista e crítico de vinhos João Paulo Martins, partilhou com os participantes as suas experiências, o seu conhecimento sobre a História do vinho, e até os seus gostos e preferências. Em sessões de uma hora – em cada um dos dias de formação – o convidado respondeu ainda a questões dos participantes.
A resposta por parte dos tripulantes tem sido muito positiva. Para além da rapidez com que as inscrições têm esgotado em cada edição, também os resultados do NPS interno mostram esta realidade. Um dos participantes (a avaliação NPS é totalmente anónima) escreveu: “É fundamental ter conhecimentos acerca deste tema, de modo a podermos informar os passageiros interessados quando nos solicitam apoio na escolha de vinhos da nossa carta a bordo. Demonstramos ainda mais profissionalismo, como o interesse em prestar um melhor serviço ao nosso passageiro. Quer a título pessoal como a imagem da Companhia ficam a ganhar!”

A promoção do vinho português tem sido uma das grandes apostas da TAP. O lançamento da nova carta de vinhos da TAP no evento “TAP AWARDS”, e iniciativas como o “TAP Wine Tour”, que decorreu em novembro do ano passado, são disso exemplo, e os tripulantes de cabina – os rostos da Companhia junto dos Clientes – fazem necessariamente parte desta estratégia. Novas ações, de Nível 1 e Nível 2, estão já programadas para este ano.