A Star Alliance comunicou ao mundo da aviação os últimos desenvolvimentos da maior aliança de companhias aéreas do mundo, na Reunião Geral Anual da IATA, que decorreu em Sidney no passado mês de junho.
Jeffrey Goh, CEO da Aliança, começou a sua intervenção por relembrar que a Star tem vindo a mudar a sua estratégia de ação do crescimento dos seus membros para a melhoria da experiência de viagem dos Clientes, em particular aqueles que viajam em múltiplas companhias.
Ter o controlo sobre a sua viagem à distância de um toque é de grande importância para muitos viajantes. Assim, colocar à sua disposição tecnologias digitais que permitam uma melhor experiência está no centro deste reposicionamento estratégico.
Neste sentido, a Aliança está neste momento a envidar esforços para desenvolver as suas capacidades digitais de forma central, as quais poderão ser usadas pelas suas companhias-membro para melhorar os seus próprios produtos, para que possam oferecer um melhor atendimento aos seus Clientes regulares quando estes viajam para qualquer destino da rede.
Os alicerces desta transformação digital foram colocados há já alguns anos, com a criação de uma infraestrutura de hub IT. Isto já permitiu, entretanto, melhorar a integração dos sistemas de retaguarda entre as companhias-membro. Exemplos disto são a fiabilidade do check-in em itinerários multi-companhia ou a rapidez da creditação de milhas nas contas corretas dos Clientes.
A meta seguinte foi o lançamento da Plataforma Star Alliance de Serviços Digitais (DSP), que fez o seu go live em fevereiro deste ano. A Lufthansa, a United Airlines e a Singapore Airlines já usam esta funcionalidade, em diversas vertentes – como a localização de bagagem ou a reserva de lugares – e outros membros já indicaram a sua intenção de a implementar num futuro próximo.
Outros desenvolvimentos deste tipo serão introduzidos nos próximos anos. Individualmente, as melhorias serão significativas. Se adotados de forma coletiva, poderão oferecer aos Clientes um nível totalmente novo de informação e controlo sobre a sua viagem.