A noite do dia 15 de junho foi de reconhecimento para a TAP, e também para Portugal. A Companhia recebeu, em Nova Iorque, uma condecoração pelos seus 50 anos de voos para os Estados Unidos, numa cerimónia que contou com a presença de David Neeleman e também do Primeiro-Ministro português, António Costa.

No discurso de agradecimento, o acionista da TAP disse que “não poderia estar mais orgulho deste momento”, revelando-se “apaixonado por Portugal e pelos portugueses” e reconhecendo o potencial do país. Foi o mote para lançar a novidade de um voo diário do Porto para Nova Iorque e a intenção de reforçar a ligação para Providence, Washington, Chicago, Los Angeles, Houston. E ainda deixou o conselho: "Quem nunca foi a Portugal não sabe o que perde, é um dos melhores lugares do mundo".
Portugal está “in”
Quem viajar por Nova Iorque por estes dias vai praticamente sentir-se em casa, com a imagem da TAP espalhada pela cidade. São 800 painéis publicitários, 400 táxis a circular e um mural de promoção do Programa Portugal Stopover para celebrar o 50.º aniversário da abertura da sua primeira rota para os Estados Unidos, a rota Lisboa – JFK.

400 táxis circulam atualmente por Nova Iorque a promover Portugal.
O mural de promoção do Programa Portugal Stopover foi inaugurado no dia do aniversário da rota, em Brooklyn, Nova Iorque. Veja abaixo o vídeo.
A campanha insere-se no forte investimento da TAP na divulgação do seu programa Stopover no mercado norte-americano, que permite que um passageiro em viagem dos Estados Unidos para um destino na Europa usufrua de um a cinco dias em Portugal, sem custos acrescidos na tarifa. Sob o mote “Se pretende viajar para a Europa, a melhor porta de entrada é Portugal”, o objetivo é convidar todos aqueles que não têm viagem agendada para Portugal a fazerem-no, mesmo que o seu destino final seja Espanha, Itália, França (os três países com maior potencial para a TAP à partida dos EUA) ou outro qualquer destino europeu.
Os ecrãs da icónica Times Square e as cadeias de televisão norte-americanas de difusão nacional – e na imprensa generalista e de viagens – têm também veiculado diversas menções a Portugal e a este programa de promoção da TAP, que tem colocado o nosso país no roteiro de destinos de férias dos norte-americanos, como nunca esteve.

O jornal New York Times destacou o programa Stopover da TAP.
50 anos depois da sua primeira rota para os Estados Unidos, Portugal está na moda e, a par dos voos para JFK, em Nova Iorque, a TAP assegura ainda ligações às cidades de Newark, Boston e Miami. E com os novos aviões a chegar a partir do final deste ano, a TAP prevê um crescimento ainda maior de passageiros e destinos na América do Norte.
De recordar que o primeiro voo regular de passageiros para o Aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, foi feito no dia 1 de abril de 1968, a bordo de um Boeing 707, o CS-TBA, na altura considerado “o mais moderno quadrimotor a jato”, como notícia a imprensa da época. Os voos inaugurais só decorreram oficialmente depois – a 5 de abril de Nova Iorque para Lisboa e a 20 de maio o voo inaugural para a cidade norte-americana.
-
Nova Iorque-Lisboa - Chegada a Lisboa 20.05.1968
-
Uniforme em uso à data (AB Maria Helena Afonso)
-
Voo inaugural Lisboa - Nova Iorque
-
1.º voo TAP Nova Iorque - Abril 1968
-
