Na sessão de abertura da 5ª Semana da Melhoria Contínua (SMC) da ME, que decorreu entre 10 e 14 de outubro, foi feito um ponto de situação de projetos anteriores, tendo sido apresentado como exemplo de sucesso o desenvolvimento da ferramenta para auxílio na remoção do core do motor CFM5-5B, desenvolvido na 4ª SMC.
Na altura foi apresentado um vídeo que ilustrou uma remoção, com recurso à nova ferramenta, que se processou de forma segura e sem provocar danos em elementos constituintes do motor, provando o propósito e o benefício deste projeto:
Até agora, duas utilizações da ferramenta já permitiram à Empresa evitar gastos na ordem de 32 mil euros em componentes do motor deteriorados, o que permite estimar uma poupança anual média de 120 mil euros.
A SMC é uma iniciativa em que um conjunto de equipas dedicadas se propõem diagnosticar e implementar alterações em processos de trabalho que objetivamente se reconhece que apresentam oportunidades de melhoria.
Nesta semana de atividade, as oito equipas que apresentaram projetos, nos quais estiveram envolvidos 33 participantes, aprenderam a utilizar um conjunto de metodologias e ferramentas Lean que os capacitaram a propor alterações a processos, eliminando desperdícios ou ineficiências identificadas. Os grupos são sempre assessorados pela equipa de Processos e Melhoria Contínua e o decurso dos trabalhos acompanhado de perto pelos Diretores das áreas e pelo DGME.
Nesta edição foram apresentadas soluções relacionadas com os processos de Formação paperless, pela área da Qualidade e Segurança Operacional; Informação Receção/Compras, pela Logística; Gestão Visual - Monitorização das Inspeções “C”, e Overwing Slide - Ferramenta de suporte à remoção/instalações Frota Narrow Body, pela área de Aviões; Processo de Ferramentas, e Kitting Car, pela área de Motores; Reorganização da secção de trens, pela área de Componentes; e Processo de faturação pelo Marketing e Vendas.
A abrangência de ganhos com estes eventos passa por itens como o aumento de produtividade, a minimização do risco na atividade, a estandardização de processos ou ferramentas entre áreas, o trabalho em equipa, a aprendizagem sobre a gestão de processos e a procura de soluções integradas.
Como salientou o DGME, Mário Lobato de Faria, no encerramento desta iniciativa, “no nosso dia a dia temos que questionar as situações e não ficar agarrados ao ‘sempre foi assim’. Só assim seremos uma organização com capacidade de iniciativa.” Salientando que associado à mobilização que se verifica durante a semana de trabalho terá de estar o compromisso de conclusão dos projetos e o cumprimentos dos prazos definidos. “Só mostrando resultados se consegue contaminar positivamente o resto da organização.”
Com estes eventos a ME procura desenvolver uma cultura que promove a mudança, o compromisso e a melhoria dos resultados globais da organização.
Para o ano de 2017 estão previstas quatro edições da Semana da Melhoria Contínua, a primeira em fevereiro, seguindo-se maio, setembro e dezembro.
Texto: Alexandra Martins
Edição e Imagem: Luís Fortunato, Elisabete Mendes, Bruno Matos e Miguel Neves