Junho será mais um mês marcante na história da TAP. Celebraremos a chegada do nosso primeiro A321neo e a passagem por Lisboa de um dos nossos futuros A330neo na primeira grande rota de voos teste. No início do mês, ser-nos-á entregue, na Airbus em Hamburgo, o primeiro A321neo TAP, e logo depois seremos brindados com a passagem do A330neo TAP em Portugal. Ambos os voos serão tripulados total ou parcialmente por PN TAP.
Como forma de reconhecimento e agradecimento aos nossos tripulantes que durante o ano de 2017 obtiveram os melhores resultados NPS (Net Promoter Score) na pergunta relativa à satisfação do Cliente “Que nota atribui ao seguinte aspeto da sua experiência a bordo > Tripulação”, estes serão convidados a participar nos voos teste e nos voos de entrega dos novos aviões. Nos próximos 18 meses, teremos uma renovação da frota sem precedentes na história da TAP e estaremos a reconhecer o profissionalismo de muitos dos nossos colegas. Em futuras edições do Inflight Services Bulletin e na nossa intranet veremos algumas fotos destes grandes momentos.
O NPS mede o grau de satisfação do Cliente e é uma métrica usada por grandes empresas de vários setores. Ele é cada vez mais utilizado pela TAP para adequar a expectativa do nosso Cliente ao serviço/produto que oferecemos (não só a bordo, mas em todo percurso feito por ele desde a compra do bilhete até à chegada ao destino final). Os nossos Clientes recebem o questionário após o voo e avaliam cada etapa da sua experiência TAP com notas que variam de 0 a 10, ajudando-nos a ter um panorama mais preciso do nosso desempenho.
No cenário internacional, vimos nas últimas semanas uma grande subida nos preços do combustível para a aviação. Como sabemos, estes fenómenos afetam fortemente as companhias aéreas e, dado o nosso hedging de combustível para o ano, prevemos um forte impacto nos custos da Empresa. Este é sempre um grande desafio para a aviação, e somente a partir de 2019 veremos os efeitos positivos do investimento da TAP nas novas aeronaves tipo NEO, que têm um consumo aproximadamente 15% menor do que as atuais. Neste contexto, a TAP iniciou em maio um grande esforço de todos os departamentos no sentido de cortar custos para fazer face a esta adversidade. Em breve, comunicaremos de que forma a nossa equipa PNC poderá ajudar neste esforço. Do mesmo modo que na pontualidade “every minute counts”, na redução de custos “every penny counts”.
Como sempre, não poderia terminar esta edição sem fazer os agradecimentos especiais. Em primeiro lugar o nosso muito obrigado aos Cabin Crew Managers da Direção de Inflight Services, que nas últimas semanas têm trabalhado de forma incansável para o phase-in do A321neo (e também do A320neo). É sempre um desafio visitar os novos aviões, preparar manuais, folhetos de segurança, etc., de modo a termos tudo atempadamente entregue e aprovado pela ANAC e publicado para a entrada dos novos aviões em linha. Ana Duran, Miguel Gameiro e Catarina Marques, parabéns! Também nos traz muito orgulho saber que em maio alguns dos nossos tripulantes foram agraciados com TAP Stars pelos nossos VPs e Diretores, que testemunharam o cuidado especial e o profissionalismo da nossa equipa PNC. Estamos todos no caminho certo para termos consistentemente Clientes “encantados” e uma empresa maior e mais forte para o futuro.
Bons voos!
Paulo Barbosa
Diretor de Inflight Services