A conferência “Internacionalização da Engenharia Portuguesa”, que decorreu no passado dia 14 de maio no Hotel Real Palácio, em Lisboa, contou com a participação de Filipe Morais de Almeida, Diretor de Inovação e Desenvolvimento da TAP ME.
Organizada pela PROFORUM – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia – a conferência contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e do Presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal –, Luís Castro Henriques.
Filipe Morais de Almeida conversou, em mesa redonda, com responsáveis de algumas das mais importantes empresas do panorama português – como a Siemens, a EDP e a Mota-Engil –, sobre o AIRMES, projeto internacional atualmente em curso sob a liderança da TAP ME.
O projeto AIRMES tem como objetivo, muito resumidamente, a redução das interrupções operacionais devidas a falhas técnicas das aeronaves, através do desenvolvimento de formas de prever estas falhas e, por outro lado, diminuir o tempo necessário para a resolução dessas falhas. Liderando um consórcio composto por 12 entidades, a TAP ME sai prestigiada, ao liderar um projeto europeu desta envergadura – é o terceiro maior projeto liderado por entidades portuguesas desde que Portugal aderiu à CEE –, inovando verdadeiramente no setor da manutenção aeronáutica.
A TAP ME assume-se, assim, uma vez mais, como estando na vanguarda no quadro da engenharia, a nível nacional e internacional.