É mais uma história de reconhecimento de Colaboradores TAP. Costa Pereira, Comandante da Companhia, foi agraciado por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, com a Comenda da Ordem do Mérito, no passado mês de abril.
A Ordem do Mérito tem como propósito “galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, ou que revelem desinteresse ou abnegação em favor da coletividade”. No caso do agora Comendador Costa Pereira, esta distinção deveu-se ao trabalho pioneiro no combate ao desperdício alimentar, como fundador do Movimento Zero Desperdício, ao qual a TAP foi a primeira companhia aérea do mundo a aderir, em 2015.
Embora já não esteja ligado ao projeto na TAP deste há algum tempo, a Companhia orgulha-se em ver reconhecido o mentor do Projeto Zero Desperdício, que terá em breve novidades, como o alargamento à TAP Express, o estabelecimento de novas parcerias e a implementação do programa com catering no Porto.
A TAP aderiu ao Movimento no final de 2015, em conjunto com a Cateringpor, ao aproveitar os alimentos excedentários que não são servidos aos Passageiros a bordo dos voos da Companhia.
Em entrevista à What’s|UP, em outubro do ano passado, sobre a criação do projeto, o Comandante Costa Pereira recordou: “Agora que já passaram quase dez anos desde que me atravessei por esta causa, recordo tempos de muito trabalho, muita resistência a uma mudança tão necessária, mas essencialmente uma imensa satisfação pelos resultados alcançados, que só foram possíveis porque um grupo de cidadãos-praticantes aceitaram e quiseram participar nesta causa cívica portuguesa.”