A TAP acaba de lançar um programa de dois anos, com vista à redução de plásticos descartáveis na Companhia. São várias iniciativas, sob o mote “Beat Plastic Pollution”, definido pelas Nações Unidas para o Dia Mundial do Ambiente deste ano, que se celebrou ontem.
A Companhia segue assim as estratégias definidas a nível europeu – a União Europeia aprovou no final do mês passado uma diretiva de combate aos plásticos descartáveis introduzindo a proibição de utilização de plásticos em determinados produtos (cotonetes, talheres, pratos, palhinhas, agitadores de bebidas e paus para balões em plástico, passarão a ter de ser fabricados exclusivamente a partir de matérias-primas mais sustentáveis) – mas também a nível nacional – a Assembleia da República recomendou ao Governo, já este ano, que ponderasse o fim da utilização de louça descartável de plástico na restauração.
Estão a ser identificados os itens de plástico descartável utilizados pela Empresa, tanto a bordo como no Campus, de forma a procurar soluções ambientalmente mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, com reduzido impacto económico para a TAP.
Reduzir o consumo de plástico na TAP
Em 2017, foram utilizados mais de 2 milhões de artigos de plástico descartável na TAP, a bordo e em terra, por Clientes e Colaboradores. Falamos de kits talher, de palhinhas de plástico, de copos de café, de colheres, taças e outros.
A bordo, está prevista a substituição dos sacos de talher de plástico por sacos de papel, das varetas misturadores de plástico por outro tipo de varetas, e das palhinhas de plástico por palhinhas de papel.
No refeitório da TAP, passarão a estar disponíveis tigelas inox para a sopa, taças de vidro para sobremesa e colheres de sobremesa inox. Todos estes itens passam, assim, a ser reutilizáveis e laváveis.
Também no Campus TAP, as máquinas de café passam, já a partir de hoje, a ter copos de papel, substituindo os de plástico.
A TAP começa assim um plano a dois anos que reduzirá significativamente a pegada ecológica da Companhia, no caminho para um futuro mais verde e sustentável.