Sign In
WHAT'S!UP Flight Crew
O primeiro neo já chegou à TAP!

Antes do primeiro A330neo do mundo, que será operado pela TAP e que se prevê que chegue no último trimestre do ano, chegou aos nossos hangares o A320neo, batizado com o nome ‘Padre Américo’.

Este é o primeiro dos novos aviões que, no decorrer dos próximos anos, irão integrar a frota da TAP, o que permitirá à TAP transformar-se na operadora com uma das frotas mais modernas ao seu serviço a nível mundial.


O Padre Américo é o primeiro A320neo ao serviço da TAP

Numa homenagem ao fundador da Casa do Gaiato, a TAP batizou o seu primeiro neo de ‘Padre Américo’. O avião chegou a Lisboa no passado dia 17 de abril e os trabalhos no interior da cabina estão atualmente a ser executados pelas equipas da TAP ME, prevendo-se que o avião faça o seu batismo de voo no Dia da Criança, a 1 de junho.


 
O ‘Padre Américo’ chegou à TAP no passado dia 17 de abril.


Reveja o vídeo da chegada do primeiro A320neo a Lisboa aqui​.


O Futuro está a chegar – Pilotos TAP voaram novo A330neo pela primeira vez

Foi uma ação inédita em aviação. Dois pilotos da TAP fizeram um voo de ensaio do novo A330-900neo, no passado dia 20 de março, em Toulouse, França. Nuno Cardoso, piloto-chefe da frota A330/A340 da TAP, e Victor Pereira, coordenador de instrução da frota A330 da TAP, efetuaram testes ao avião para demonstração da performance deste novo elemento da família Airbus, o que é feito, por norma, exclusivamente pelas equipas de pilotos da Airbus.


Nuno Cardoso e Victor Pereira, no cockpit do A330-900. Fotografia de S. Ramadier ©Airbus 2018]


Nuno Cardoso partilhou, após o voo, a sua experiência – “Testámos o avião em diversas configurações de voo, que apenas se realizam em simulador. Efetuámos voltas até 45 graus, acelerámos à velocidade máxima, voámos com full sidestick na VLS e realizámos alguns touch-and-gos. Ficámos bastante satisfeitos com o comportamento do nosso futuro novo avião." – e assinalou as semelhanças com a frota atual, que deverão facilitar a adaptação do PNT da TAP.

O A330neo, explica ainda o Comandante, incorpora a última geração de reatores Rolls-Royce, os Trent 7000 e apresenta melhorias ao nível da aerodinâmica, que permitem uma redução no consumo de combustível na ordem dos 14% por cadeira de avião.


As grandes novidades do A330neo

Para além das novidades dos reatores e da eficiência das aeronaves, que terão grande impacto na própria Companhia, também aos Clientes TAP esperam grandes diferenças. O A330-900neo será o primeiro avião equipado com a nova versão de cabina Airspace da Airbus, um conceito novo de design inovador que vai incluir um sistema de iluminação LED de última geração com uma variação de cores, compartimentos de bagagem maiores, casas de banho “modernas”, sistemas de entretenimento a bordo IFE e conectividade da mais recente geração.

As expectativas são altas e não vão, certamente, ser defraudadas. O Futuro está a chegar.


Leia aqui a entrevista integral ao Nuno Cardoso, piloto-chefe da frota A330/A340 da TAP:

O que é que, na sua opinião e em nome do PNT da TAP, significa para Companhia ser a primeira do mundo a receber os novos A330 neo? 
A TAP tem feito uma clara aposta no reforço, modernização e conforto das suas aeronaves e a chegada do novo membro da família Airbus é prova disso. Seremos a primeira companhia aérea no mundo a voar este novo avião, o que reafirma o compromisso da TAP com o futuro. 
 
Como foi, enquanto piloto, a experiência de voar pela primeira vez esta aeronave?
Uma experiência única e indescritível. Foi um voo de teste especial, que por norma só são realizados pelas equipas de pilotos da Airbus.
 
Como é, tecnicamente falando, estar aos comandos deste avião?
Esta nova aeronave é muito semelhante ao A330-343. Os instrumentos do cockpit são quase idênticos ao modelo apresentado pela geração anterior, o que irá facilitar a nossa adaptação. Testámos o avião em diversas configurações de voo, que apenas se realizam em simulador. Efectuámos voltas até 45 graus, acelerámos à velocidade máxima, voámos com full sidestick na vls e realizámos alguns touch-and-gos. Ficámos bastante satisfeitos com o comportamento do nosso futuro novo avião.
 
Quais são as diferenças mais assinaláveis?
Além do novo interior de cabina Airspace, que permitirá um melhor conforto aos nossos clientes. O A330neo incorpora a última geração de reatores Rolls-Royce, os Trent 7000 e apresenta melhorias ao nível da aerodinâmica que permitem uma redução no consumo de combustível na ordem dos 14% por cadeira de avião.
 
Por norma, só as equipas de pilotos da Airbus realizam estes voos de teste. Na sua perspetiva, representa um voto de confiança e um privilégio para a TAP ter tido a oportunidade de fazer este voo? Porquê? 
A TAP e a Airbus sempre mantiveram uma excelente colaboração ao nível operacional, quer com os Pilotos, quer com a Engenharia e Manutenção. Não foi a primeira vez que Pilotos TAP realizaramm este tipo de voo. Fomos realmente os primeiros Pilotos de uma companhia comercial a realizar um voo de ensaio neste novo avião, o que é realmente um grande voto de confiança por parte da Airbus e uma cortesia do fabricante por termos sido o primeiro cliente a apostar nesta nova aeronave. Deveremos estar todos extremamente orgulhosos por fazermos parte disso e pelo facto de a TAP ser a primeira companhia a operar este novo modelo. 
 
Qual a expectativa do PNT da TAP, por aquilo que consegue observar, para a chegada dos neo?
É com grande expectativa que os Pilotos aguardam este novo avião e julgo que será um marco importante e de viragem para a TAP. Estes novos aviões para além do conforto que irão proporcionar aos nossos passageiros, vão trazer um novo élan e colmatar muitos dos problemas operacionais que hoje nos deparamos, devido à idade avançada das actuais aeronaves. 
 
Da perspetiva do Cliente, o que é que pensa que esta aeronave irá trazer de novo?
Além das novas características técnicas, que distinguem o A330neo, há mais um aliciante que deve agradar a todos os futuros passageiros e tripulantes: o interior deste modelo. Este será o primeiro avião equipado com a nova versão de cabina Airspace da Airbus, um conceito novo e de design inovador que vai incluir um sistema de iluminação LED de última geração com uma variação de cores, compartimentos de bagagem maiores, casas de banho “modernas”, sistemas de entretenimento a bordo IFE e conectividade da mais recente geração. Um novo conceito ajustado à ambição da TAP de oferecer o melhor produto da indústria aos seus clientes.​
 

13 abril 2018

Clique para abrir

05 março 2018

Clique para abrir

20 fevereiro 2018

Clique para abrir

05 fevereiro 2018

Clique para abrir

22 janeiro 2018

Clique para abrir

08 janeiro 2018

Clique para abrir

22 dezembro 2017

Clique para abrir

07 dezembro 2017

Clique para abrir

24 novembro 2017

Clique para abrir

20 novembro 2017

Clique para abrir

10 novembro 2017

Clique para abrir

27 outubro 2017

Clique para abrir

13 outubro 2017

Clique para abrir

29 setembro 2017

Clique para abrir

15 setembro 2017

Clique para abrir

01 setembro 2017

Clique para abrir

31 julho 2017

Clique para abrir

21 julho 2017

Clique para abrir

17 julho 2017

Clique para abrir

07 julho 2017

Clique para abrir

28 junho 2017

Clique para abrir

23 junho 2017

Clique para abrir

12 junho 2017

Clique para abrir

02 junho 2017

Clique para abrir

26 maio 2017

Clique para abrir

12 maio 2017

Clique para abrir

08 maio 2017

Clique para abrir

28 abril 2017

Clique para abrir

13 abril 2017

Clique para abrir

31 março 2017

Clique para abrir

17 março 2017

Clique para abrir

03 março 2017

Clique para abrir

17 fevereiro 2017

Clique para abrir

02 fevereiro 2017

Clique para abrir

19 janeiro 2017

Clique para abrir

05 janeiro 2017

Clique para abrir

22 dezembro 2016

Clique para abrir

08 dezembro 2016

Clique para abrir

24 novembro 2016

Clique para abrir

10 novembro 2016

Clique para abrir

27 outubro 2016

Clique para abrir

13 outubro 2016

Clique para abrir

04 outubro 2016

Clique para abrir

29 setembro 2016

Clique para abrir

15 setembro 2016

Clique para abrir