Sign In
  • home
  • destaques
  • Nunca é tarde para voar – Jorge Garrido torna-se piloto TAP aos 53 anos
Destaques; WHAT'S!UP Flight Crew
Nunca é tarde para voar – Jorge Garrido torna-se piloto TAP aos 53 anos
Jorge Garrido faz parte dos muitos pilotos que, desde o início do ano, se sentaram pela primeira vez num cockpit de um avião TAP. De invulgar tem o facto de ter 53 anos, característica que normalmente não é associada a um piloto recém-contratado. De comum – e pelas melhores razões – tem o facto de ter cumprido todos os requisitos necessários para que a TAP opere os seus voos com as máximas condições de segurança.

 

À What’s|UP, Jorge respondeu a algumas perguntas, partilhou algumas histórias e deu-se a conhecer à Companhia:


Chegou recentemente à TAP, já com 53 anos. Tinha tentado antes? Ou resolveu tentar agora? Como foi o processo de recrutamento?

A TAP limitava a idade máxima para um copiloto ab initio, pelo que nunca a considerei, mas logo que essa barreira foi levantada, concorri de imediato. O processo de recrutamento, assim como o treino, foram exigentes. E até agora nunca senti qualquer descriminação pelo fator idade.


Quando foi o seu primeiro voo? Como tem sido a experiência?

Fui “largado” em linha no final de Janeiro. A experiência foi indescritível... Concentração para atingir o nível de profissionalismo exigido, e no final um prazer enorme ao sentir que transportámos centenas de passageiros em segurança. Envergar as cores da TAP é emotivamente algo único, que nunca ousei sequer sonhar!


O que sente por fazer parte desta grande família que é a TAP?

Sinto um misto de honra/orgulho, juntamente com uma enorme responsabilidade. Confesso que nunca tinha sentido isso de forma tão intensa em toda a minha vida profissional; a marca TAP tem um peso/notoriedade impressionante!


53 anos é uma idade invulgar para entrar ao serviço de uma companhia aérea como piloto. Tem, por isso, mais experiência de vida do que a maioria dos seus colegas que entraram recentemente na TAP. Em que é isto pode ser uma vantagem ou uma desvantagem?

Regra geral, a idade avançada ter-nos-á permitido viver e ver a vida de diferentes ângulos, ultrapassado mais vezes obstáculos. Estaremos em princípio mais capacitados para “relativizar” acontecimentos, e compreender e aceitar melhor os outros. E por mais tecnológica que seja a atuação de um piloto, o fator humano estará lá sempre presente! A meu ver, a experiência de vida ajuda-nos, dentro e fora do cockpit, a lidar com uma complexidade de situações, fundamentais para a segurança e eficiência do voo.


Chegou à Companhia numa altura de grandes transformações: novas rotas, novos aviões a chegar, muitas pessoas novas a chegar. O que sente por fazer parte de todo este clima?

Ciclos de expansão são geradores de mais oportunidades para todos. Acreditando na sustentabilidade desse crescimento, projeta-nos confiança no futuro. Sinto-me, assim, afortunado por me juntar à TAP neste momento. E Se houver “séniores” jovens de espírito que estejam hesitantes em seguir a carreira de piloto, estarei disponível para conversar e partilhar toda a informação que necessitem.


Qual o seu percurso profissional até chegar à TAP?

Tinha 30 anos, quando pela primeira vez experimentei o voo numa aeronave “pequena” – no caso um ultraleve. Fiquei totalmente fascinado, mas estava muito longe de perceber que isso iria mudar completamente a minha vida. Cheguei a tirar o brevet de ultraleve, “esvoacei” durante vários anos, e fui sempre lidando com esta paixão como se de um hobby se tratasse. 
Mas aos 46 anos, decidi apostar tudo na mudança profissional para o mundo da aviação. Contra todas as estatísticas, e ao fim de sete anos de muita luta, dentro e fora do país, consegui!
Tenho a agradecer a uma longa lista de pessoas que acreditaram em mim e me apoiaram, a começar na minha família e a terminar na TAP. 


Fale-nos um pouco de si. Quem é o Jorge Garrido? Quando nasceu? E onde? O que gosta de fazer? Quais são os seus interesses?

Nasci em 1964, em Lisboa. Sou casado, pai de quatro filhos, engenheiro informático e agora piloto. Adoro viajar, ler, nadar, tocar guitarra e saborear o estar em família, quando é possível. Dado que só “nasci” para os aviões aos 30 anos, do ponto de vista aeronáutico sou um jovem de 23 anos!​
 

22 abril 2019

Clique para abrir

11 dezembro 2018

Clique para abrir

09 novembro 2018

Clique para abrir

04 outubro 2018

Clique para abrir

07 setembro 2018

Clique para abrir

07 agosto 2018

Clique para abrir

05 julho 2018

Clique para abrir

20 junho 2018

Clique para abrir

06 junho 2018

Clique para abrir

13 abril 2018

Clique para abrir

05 março 2018

Clique para abrir

20 fevereiro 2018

Clique para abrir

05 fevereiro 2018

Clique para abrir

22 janeiro 2018

Clique para abrir

08 janeiro 2018

Clique para abrir

22 dezembro 2017

Clique para abrir

07 dezembro 2017

Clique para abrir

24 novembro 2017

Clique para abrir

20 novembro 2017

Clique para abrir

10 novembro 2017

Clique para abrir

27 outubro 2017

Clique para abrir

13 outubro 2017

Clique para abrir

29 setembro 2017

Clique para abrir

15 setembro 2017

Clique para abrir

01 setembro 2017

Clique para abrir

31 julho 2017

Clique para abrir

21 julho 2017

Clique para abrir

17 julho 2017

Clique para abrir

07 julho 2017

Clique para abrir

28 junho 2017

Clique para abrir

23 junho 2017

Clique para abrir

12 junho 2017

Clique para abrir

02 junho 2017

Clique para abrir

26 maio 2017

Clique para abrir

12 maio 2017

Clique para abrir

08 maio 2017

Clique para abrir

28 abril 2017

Clique para abrir

13 abril 2017

Clique para abrir

31 março 2017

Clique para abrir

17 março 2017

Clique para abrir

03 março 2017

Clique para abrir

17 fevereiro 2017

Clique para abrir

02 fevereiro 2017

Clique para abrir

19 janeiro 2017

Clique para abrir

05 janeiro 2017

Clique para abrir

22 dezembro 2016

Clique para abrir

08 dezembro 2016

Clique para abrir

24 novembro 2016

Clique para abrir

10 novembro 2016

Clique para abrir

27 outubro 2016

Clique para abrir

13 outubro 2016

Clique para abrir

04 outubro 2016

Clique para abrir

29 setembro 2016

Clique para abrir

15 setembro 2016

Clique para abrir