A nova Central de lavagem do Hangar 4 já está operacional. Inaugurado no passado dia 20 de abril, este novo equipamento da área de Manutenção de Aviões da TAP ME traz mudanças significativas ao processo de lavagem de peças de aviões, no que diz respeito tanto às condições de trabalho – e consequente produtividade – dos Técnicos Auxiliares de Manutenção (TAM), como ao impacte ambiental.

A estrutura é composta por duas cabinas independentes, cada uma com 25 m2, que podem transformar-se numa única cabina de 50 m2, com a abertura de um portão interior.
Esta instalação, fruto de uma parceria entre a TAP e a empresa portuguesa Solintellysys, possui várias características inovadoras, realçando-se o sistema de aproveitamento de produtos, que permite uma lavagem mais eficiente e amiga do ambiente, e a aplicação de diferentes “receitas” de lavagem, consoante as peças no processo, minimizando, desta forma, a possibilidade de erro por aplicação de dosagens indevidas. Estas características fazem com que a Central de Lavagem seja uma infraestrutura única no país e reforçam a aposta da TAP no cumprimento das suas responsabilidades para com os seus trabalhadores e as demais partes interessadas.
Para Maria João Cardoso, Diretora da Manutenção de Aviões da TAP ME “a nova Central de Lavagem da MA é mais uma concretização do foco que temos posto na melhoria das condições de trabalho dos nossos colaboradores, quer do ponto de vista de saúde e segurança quer do ponto de vista de eficiência e produtividade, assim como a consciência e preocupação no cumprimento da legislação ambiental vigente.”
Veja abaixo as fotografias da inauguração da nova Central de Lavagens e veja o vídeo, que inclui comentários dos principais envolvidos neste projeto.