Chegaram à TAP a 1 de abril de 1968. Com percursos de vida distintos, tinham em comum o facto de serem jovens e ávidos por conhecer o mundo. A TAP começou a abrir-lhes essa janela, precisamente naquele dia em que iniciaram, alguns, o 12.º Curso Geral de Pilotos, e outros o 8.º Curso Geral de Navegadores.
No passado dia 31 de março, reencontraram-se, 50 anos depois, num almoço comemorativo de uma vida ao serviço na companhia aérea nacional, onde todos chegaram a Comandantes. Muitos não se viam há décadas e, por isso, o reencontro foi nada menos do que profundamente emotivo. Entre abraços, memórias – “A última vez que te vi, vínhamos de Macau!” ou “Fiz o meu último voo contigo!” – brindes e muitos risos, esta foi uma reunião marcante, num ambiente intimista e longe de ser formal.
A fotografia aparentemente solene do grupo não revela o ambiente animado que se viveu na tarde de 31 de março, em Lisboa
Os Comandantes Anjos, Azevedo, Nunes e Palma foram os responsáveis pela organização do almoço, onde foi entregue, a cada um dos presentes, um cristal com o modelo de avião B707, que todos operaram, bem como uma brochura com as fotografias dos “aniversariantes” em 1968.
O Comandante José Carlos Azevedo, num testemunho emotivo, lembra, em nome de todos os presentes, que a TAP lhes abriu o mundo, “numa altura em que o país era fechado ao mundo”. “Este é um almoço de homenagem ao grupo, sim, mas também à TAP, que nos permitiu ter uma boa vida e realizar os nossos sonhos”.
Num “evento memorável”, nas palavras do atual Diretor de Operações de Voo, Luís Esteves, até as mesas tinham o seu toque especial, com miniaturas de aeronaves da Companhia – o Airbus A340, os Boeing 707 e 727 e o Lockheed L-1011 TriStar.
Miniatura do Boeing 707 com matrícula CS-TBO, um dos “centros de mesa”
Na fotogaleria abaixo, algumas imagens do evento. Parabéns a todos!