A 11.ª edição da Semana de Melhoria Contínua da ME decorreu entre 19 a 23 de março. No decorrer do evento foram trabalhados oito projetos, desenvolvidos por três áreas – Manutenção de Componentes (MC), Manutenção de Aviões (MA) e Manutenção de Motores (MM). Ao todo, estiveram envolvidos 38 colaboradores, 20 dos quais participaram pela primeira vez na iniciativa.
Com o foco na postura física das equipas, a UCS teve inclusivamente um colega que participou no projeto “Carro de transporte de Rodas”, com o objetivo de desenvolver um carro para transportar jantes e acessórios, que permita, entre outros, eliminar a má postura corporal e o risco de lesões associadas à movimentação das peças de dimensão e peso consideráveis.
KITs 100% da NATO
A otimização do processo logístico de fornecimento dos KITs 100% da NATO foi outro dos projetos implementados, cujo objetivo era reduzir os tempos despendidos no fornecimento dos KITs para a revisão geral aos trens da NATO, atividade realizada na Oficina de Manutenção de Componentes Hidráulicos e Pneumáticos da ME.
Com este projeto foi possível agregar várias iniciativas que foram sendo implementadas na área noutras edições da Semana de Melhoria Contínua e em ações “5S”, como a renovação integral do chão, a implementação de horários e rotas fixas para recolha e entrega de componentes, criação de Shadowboxes para facilitar a conferência de materiais, gestão visual com recurso a códigos de cores, cartão Kanban para sinalizar o estado do material ou da atividade e a implementação do conceito JIT - Just in time, para evitar pedidos de material sem necessidade.
Os ganhos são, para já, estimados, mas prevê-se que a equipa tenha alcançado poupanças superiores a 800 HorasxHomem anuais. Foi ainda possível reduzir atividades que eram desperdício, aproveitar melhor os recursos humanos disponíveis e melhorar todo o serviço prestado.
Projetos desenvolvidos pelas áreas
Da lista de projetos desta 11.ª edição, fizeram ainda parte outros trabalhos, como a “Melhoria do Processo de Intervenção na Avionics Fan” (MC), que agora vai conseguir reduzir o TAT da unidade em cerca de 40%, o “Carro de Transporte de Berços de Motor” (MA), que pretende alterar o carro para agilizar o processo de carregamento e transporte de motores, eliminando o esforço físico e possíveis acidentes de trabalho, o “MEF - Simplificação de Processo de registo, controlo e consulta de ferramentas ATA-Avião” (MA), para reduzir tempos de processos e de mão-de-obra, o “MO - Nível de Serviço para manutenção programada” (MA), para mapear as atividades de suporte, a “Implementação de novas reparações em peças de APU” (MM), que vai conseguir reduzir custos e TAT, e o “Status Book Centralizado” (MM), com informação rápida e disponível a toda a organização.
Objetivo: “Acidentes Zero”
O Diretor de Inovação e Desenvolvimento da ME, Filipe Morais de Almeida, referiu que esta 11.ª Semana de Melhoria Contínua “mostrou mais uma vez o compromisso de toda a organização em melhorar a eficiência, produtividade e competitividade da ME”, enaltecendo também que “alguns projetos estão a incluir alterações para melhorar as posturas de trabalho, o que permite diminuir o risco de acidentes de trabalho, contribuindo desta forma para o objetivo atualmente em curso na ME de Acidentes zero”.
A próxima edição da Semana de Melhoria Contínua já está agendada para maio, na semana de 28 de maio a 1 de junho.