João Lima nasceu a 20 de julho de 1988, em Lisboa. Entrou na TAP em 2012 como Comissário de Bordo, depois de desempenhar funções similares noutra companhia aérea, de três anos a estudar Comunicação e Multimédia na Universidade Lusíada de Lisboa e de trabalhar como Monitor e Treinador de Surf.
E foi precisamente com o surf que – como aparentemente o destino previa –, João acabou por construir uma relação próxima, desde muito cedo.
“Sempre tive uma relação muito próxima com o mar. A minha mãe praticou windsurf, o meu avô tinha um barco de recreio e, por sempre ter vivido perto do mar, cedo me apaixonei.”
Ainda em criança, começou a praticar vela, atividade a que se dedica até hoje, embora de forma recreativa. O interesse pelo surf surgiu também muito cedo. Comprava revistas e recortava fotografias de surfistas e ondas, para as colar nas portas do roupeiro. Aos 11 anos, o avô – aquele que também amava o mar – ofereceu-lhe uma prancha e um fato de neoprene e foi aí que tudo começou.

João iniciou-se no surf “ao contrário”, começando pela shortboard – prancha pequena – e mudando progressivamente para a longboard, que passou a usar em exclusivo a partir de 2011. Esta não foi uma transição abrupta, diz, porque sempre teve consigo uma longboard, que usava nos dias de ondas pequenas e para iniciar amigos e familiares no verão. Como principal influência nesta mudança, nomeia o atual Campeão Nacional de Longboard, Diogo Gonçalves, que o “puxou” para a modalidade. Hoje, são amigos e “companheiros de “surfadas”.
Como Comissário de Bordo, procura organizar o seu calendário de forma a conseguir estar presente nas competições de surf, fazendo trocas com colegas e tentando conciliar as folgas e férias.
“Sendo Comissário de Bordo, muitas vezes é difícil a gestão do tempo. Para mim o grande truque é fazer bons descansos, antes e depois dos voos. Dessa forma consigo sempre ter energia para fazer surf.”
Tendo já participado em provas do Circuito Nacional de Longboard, em provas regionais, provas de intersócios e eventos como o Salinas International Longboard Festival, um dos mais famosos da Europa – e tendo vencido, com a sua equipa do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, a Taça de Portugal de Surf no ano passado – João Lima prepara-se, agora, para participar no Circuito Europeu de Qualificação ao Mundial, organizado pela World Surfing League (WSL).