Em grande entrevista interna, Antonoaldo falou aos Colaboradores dos planos que tem para a TAP, da sua visão, mas também da sua história e da sua vida.
Veja aqui.
Porquê a TAP?
“A primeira coisa que me atraiu na TAP, profissionalmente, foi a capacidade que esta empresa tem de agregar valor a um país.”
A mudança em família para Portugal
“Tive um friozinho na barriga no começo. Portugal é um país maravilhoso, mas mudar a família é uma coisa de muita responsabilidade.”
Viver e trabalhar em Portugal
“[Gosto de] poder morar num lugar tão bonito e que me lembra tanto a minha cidade natal, que é Salvador.”
O Avô português e o regresso às raízes
“Ele foi para o Brasil para tentar ter uma vida melhor e morreu sem conseguir ter dinheiro para voltar para Portugal. Agora, trabalho numa companhia aérea e posso ir ao Brasil todo o tempo. São coisas da vida que têm um poder simbólico enorme.”
A herança de Fernando Pinto
“Acho que ele conseguiu identificar em mim um potencial sucessor e fez uma transição muito suave.”
A Visão e a Cultura TAP
“Não é possível mover pessoas e motivar um grupo de dez mil colaboradores se no centro disso tudo não tivermos uma coisa que é muito mais do que o lucro e o resultado, que é a cultura, acima de tudo, o motivo pelo qual trabalhamos aqui.”
O modelo de hub da TAP e as low cost
“Pensar que esta empresa pode tornar-se low cost… Quem diz isso não percebe nada do que está a acontecer à sua volta.”
Gestão inclusiva, a importância das pessoas e as metas de crescimento
“Mas, o nosso objetivo não é o crescimento. O nosso objetivo é ter uma empresa sustentável, ter um crescimento saudável. Estamos aqui para deixar as pessoas mais felizes, para transportar mais clientes, mas também para ter resultados que sejam sustentáveis e que permitam pagar os compromissos que temos para pagar.”
Financiar o crescimento
“No dia em que abrirmos capital, no dia seguinte a novidade que teremos é que vai haver mais trabalho. Mais trabalho, mais responsabilidade e mais acionistas.”
A nova estrutura
“A minha perceção é que precisamos de trabalhar mais entre áreas, de um trabalho mais fluido entre as diversas áreas da empresa, e essa foi a minha primeira diretriz que defini quando pensei na nova estrutura.”
As prioridades: Clientes, Colaboradores e rentabilidade
“Eu vou gastar muito tempo com as pessoas da TAP para entender o que é preciso fazer para cada um ter uma experiência melhor.”
Dos grandes objetivos: a pontualidade
“O nosso hub, para funcionar, tem de ser pontual. As companhias aéreas que operam em hubs precisam de ser pontuais para garantir um maior número de ligações possível.”
A ME Brasil
“O Fernando Pinto passou anos a responder a esta pergunta e eu espero passar menos anos a responder. Espero que consigamos entrar numa jornada de reestruturação mais acelerada da TAP Manutenção Brasil.”
Uma mensagem de compromisso
"Podem contar com um Presidente que veste a camisola, e absolutamente dedicado à TAP."