Uma viagem relâmpago, com stopover em dois destinos, em apenas 24 horas, é agora possível com a as tarifas Round the World (RTW) da Star Alliance. Até agora, era necessário fazer um mínimo de três stopovers para todos os bilhetes RTW. Esta mudança aumenta significativamente o número de itinerários disponíveis neste serviço, para viagens em toda a rede da Star Alliance.
“Ao permitir uma viagem à volta do mundo com apenas dois stopovers, estamos a aumentar a atratividade das tarifas Round the World da Star Alliance. Será agora mais fácil para os Clientes personalizar os seus itinerários, a partir da vasta oferta nas nossas 28 companhias membro, que operam no total mais de 18.400 voos diários, ligando 1.300 destinos em 191 países”, afirmou Janice Antonson, Vice-Presidente para as áreas Comercial e de Comunicação da Star Alliance.
As reservas RTW da Star Alliance podem ser feitas online, aqui. A ferramenta “Star Alliance Book & Fly” está disponível em inglês, alemão e japonês, e permite aos Clientes planear as suas viagens à volta do mundo a partir do conforto das suas casas, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Em alternativa, podem ainda contactar qualquer companhia aérea membro da Star Alliance, ou agente de viagens. Para aqueles que desejem partilhar os seus planos de viagem, é possível fazê-lo através de e-mail ou da funcionalidade integrada de redes sociais.
As tarifas RTW são, em geral, muito competitivas, especialmente quando comparadas com bilhetes de ida, individuais, em companhias aéreas separadas, para a mesma viagem. O preço total dos bilhetes RTW depende da classe, do itinerário exato, das milhas e do percurso escolhido, bem como da das flutuações de câmbio entre moedas.
Em termos de distâncias, os Clientes podem criar um itinerário individual que cubra 26 mil, 29 mil, 34 mil ou 39 mil milhas. Para colocar estes níveis em perspetiva, a circunferência da Terra, medida no Equador, é de 24.901 milhas.
Os Clientes podem construir os seus próprios percursos, com o máximo de milhas permitido no respetivo nível de tarifas. É necessário que a viagem comece e termine no mesmo país e que seja feita sempre na mesma direção, para Este ou Oeste, embora algum “ziguezague” seja permitido dentro de um continente. Tanto o Oceano Atlântico como o Pacífico têm de ser atravessados uma vez.
Para além de poderem construir um itinerário do zero, os Clientes podem também escolher de um conjunto de viagens temáticas RTW, com temas como World Food, World Wonders, Architecture Hotspots, Nature Trail, Aquatic Wonders, Connecting Cultures, Natural Wonders, Sports Hotspots, Wine Tasting, Romantic Journey e Luxury Lifestyle. Caso escolham uma destas hipóteses, a ferramenta sugere automaticamente um percurso, que o Cliente pode adaptar às suas necessidades. Mais detalhes podem ser consultados aqui.
Stopovers de, no mínimo, 24 horas, têm de ser feitos em pelo menos duas cidades, e o itinerário global pode incluir até 15 paragens. Como parte da vasta escolha que é oferecida aos viajantes RTW, há tarifas especiais disponíveis, que requerem um mínimo de três stopovers e permitem entre cinco e 12 paragens.
As tarifas Round the World da Star Alliance estão disponíveis em Primeira Classe, Classe Executiva, Economy Premium e Classe Económica, e são válidas por 12 meses.
Os Clientes que viajem com estas tarifas podem acumular milhas – ou, no caso de alguns programas, outros valores, como pontos ou dólares – em qualquer um dos programas de passageiro frequente das companhias aéreas que sejam membros Star Alliance. As milhas acumuladas podem servir para atingir os estatutos Star Alliance Gold ou Silver e podem ser utilizadas em voos, upgrades ou estadias em hotéis, de acordo com as condições de cada programa.
Mais de metade dos Passageiros RTW viajam em Classe Executiva, mais de um terço opta pela Classe Económica e cerca de oito por cento voam em Primeira Classe.