Foi notícia em todo o país: Ângelo Felgueiras, Comandante da TAP, alcançou o Polo Sul, percorrendo 1.100 quilómetros em esquis. Este feito podia ser celebrado por si só. No entanto, Ângelo Felgueiras decidiu ir ainda mais longe e ligar a sua missão à da Acreditar – Associação de pais e amigos de crianças com cancro –, com o objetivo de angariar fundos para aplicar na manutenção da Casa Acreditar de Lisboa.
Sob o mote “Esquiar por uma causa”, Ângelo ganhou, assim, o maior dos incentivos para chegar ao seu destino final – a inspiração daqueles que vivem, diariamente, momentos de verdadeira superação. O Comandante da TAP foi partilhando o seu percurso, as suas experiências e dificuldades, e a sua motivação através do Facebook – numa página gerida por amigos: “Ter os Barnabés [crianças e jovens apoiados pela Acreditar] como fonte de inspiração e motivação é meio caminho andado e faz com que as maiores dificuldades pareçam brincadeira.”
Margarida Cruz, Diretora da Acreditar, viu com entusiasmo, desde o início do projeto, a ligação de Ângelo à associação: “Tem verdadeiras histórias de superação e isso tem muito a ver com a Acreditar.”
Estas histórias começaram por volta de 2004, quando o Comandante resolveu começar a associar as suas aventuras a causas sociais. Por exemplo, em 2008, atingiu o cume das Pirâmides de Carstenz na Oceânia, em nome da Associação Cultural Moinho da Juventude, na Cova da Moura, e dois anos chegou ao pico do Evereste, pela Escolinha de Rugby da Galiza, em Cascais.
Veja aqui as magníficas imagens da expedição do Comandante Ângelo Felgueiras: