Tem hoje início a 10ª edição da Semana da Melhoria Contínua (SMC) da Manutenção e Engenharia (ME). A decorrer entre 22 e 26 de janeiro, este é o primeiro de seis eventos agendados para 2018, estando as outras cinco edições previstas acontecer em março, maio, julho, setembro e novembro.
Projetos concluídos com sucesso durante 2017
Em 2017 foram apresentados e desenvolvidos 29 novos projetos durante as quatro edições da SMC que foram realizadas. Nestes eventos participaram 124 colaboradores, 77 dos quais pela primeira vez.
De acordo com o formato desta iniciativa, no decurso da semana, depois de identificados os processos de trabalho ao qual objetivamente se reconhecem oportunidades de melhoria, as equipas dedicam-se a analisá-los a fundo, diagnosticando e implementando alterações à luz das metodologias apreendidas na formação que recebem por parte da equipa de Processos e Melhoria Contínua da ME.
No início de cada evento faz-se um ponto de situação de projetos anteriores. No ano passado foram concluídos vários projetos e apresentados resultados de outros, já implementados, alguns deles verdadeiros casos de sucesso, a exemplo dos quatro que a seguir são destacados.
Ferramenta para remoção do “core” de motores
No âmbito da 4ª SMC, que se realizou em maio de 2016, foi desenvolvida por uma equipa da Manutenção de Motores uma ferramenta específica, tendo por objetivo auxiliar no processo de remoção do "core" dos motores CFM56-5B.
Durante o ano de 2017, esta ferramenta foi utilizada com sucesso em 27 motores deste tipo, tendo permitido à Empresa evitar custos num valor superior a 400.000€.
O recurso à nova ferramenta tem permitido a remoção do core de forma segura, sem provocar danos em elementos constituintes do motor, provando o propósito e o benefício do projeto desenvolvido.
Equipa da Manutenção de Motores que desenvolveu a ferramenta para remoção do “core”
Fatura na hora
O objetivo deste projeto desenhado em 2016, durante a 5ª SMC, foi automatizar o processo de faturação procurando obter ganhos de produtividade, identificando condições para a implementação do conceito “Fatura na Hora”.
Em simultâneo, foi desenvolvido e implementado o Portal do Cliente onde este passa a dispor de toda a informação numa base online, continuamente atualizada pelas áreas intervenientes nos processos em curso, sendo acedível em qualquer parte e a qualquer hora.
O conceito “Fatura na Hora” é já uma realidade em algumas áreas da ME, designadamente no Laboratório de Calibrações, estando a proceder-se ao alargamento deste conceito às áreas de Aviões, Motores e Componentes, assim como à Logística/Vendas de Material e à Manutenção de Linha.
A implementação deste projeto permitirá uma maior fiabilidade e disponibilidade de toda a informação assim como uma maior facilidade e celeridade na emissão das faturas e consequente pagamento das mesmas por parte dos Clientes.
Equipa multissectorial da ME envolvida no redesenho do processo de faturação
Pacotes de Trabalhos – Processos de Assinaturas
No âmbito da 7ª SMC, que decorreu em maio do ano passado, foi apresentada por uma equipa da Manutenção de Aviões uma proposta para utilização de carimbos, em substituição das tradicionais assinaturas das cartas de trabalho.
Com este projeto procurou-se diminuir o tempo despendido com a assinatura das tarefas, conseguindo-se assim abreviar significativamente a duração dos períodos utilizados na validação das cartas de trabalho.
Com este redesenho do processo é estimada uma poupança anual de mais de 1.200 horas de trabalho.
Equipa da Manutenção de Aviões que analisou o processo de utilização de carimbos
Carro kit para reparação de Rollers de PDU
Em setembro de 2017, durante a 8ª SMC, uma equipa da Manutenção de Componentes desenvolveu um projeto relacionado com a reparação de rollers de PDU, a unidade responsável pela movimentação dos contentores de carga nos porões das aeronaves.
Neste evento, para além da normalização das operações associadas à tarefa de manutenção, foi criado um carro kit com bancada de trabalho integrada, específica para a execução desta tarefa, que veio permitir uma redução do TAT médio de 29 para 16 dias, ou seja, menos 45% do tempo médio de reparação destes componentes.
Na execução do projeto foram também consideradas melhorias na infraestrutura associadas aos aspetos ergonómicos que possibilitam melhores condições de trabalho aos executantes.
Equipa da Manutenção de Componentes que desenvolveu o projeto relacionado com a reparação de rollers de PDU
Mais eventos em 2018
Os projetos apresentados nas SMC trazem sempre ganhos para a organização. Da análise racional e objetiva dos processos resulta sempre simplificação, anulação de tarefas redundantes ou que não trazem valor acrescentado e, assim, melhorias tanto ao nível da redução do tempo de execução como dos custos de produção.
Para o DGME Mário Lobato Faria a análise e revisão dos processos, com vista à obtenção de uma maior lógica e racionalidade nas operações é fundamental para se alcançar os níveis de eficiência, produtividade e competitividade que são exigidos a uma organização de Manutenção e Engenharia.
A Direção da ME continua assim determinada em continuar a promover estes eventos e, claramente, “vai continuar a enviar uma mensagem muito forte a toda a organização reforçando o compromisso assumido” refere Mário Lobato Faria.
O responsável da ME acrescenta ainda que “queremos cada vez mais envolver o maior número de pessoas nestas metodologias, para que no futuro, e no limite, os projetos de melhoria contínua possam nascer espontaneamente dentro das áreas, sem ser necessário esperar pela realização das Semanas da Melhoria Contínua, que vão obviamente continuar a existir”.