Depois dos dias mais curtos de dezembro aproximamo-nos do fim de janeiro com temperaturas mais amenas e dias com mais sol e céu azul. Da parte da Direção de Inflight Services (DIS), começamos o ano com uma série de inovações no serviço de bordo, especialmente na Classe Executiva dos voos de longo curso, que visam aumentar o conforto e satisfação dos nossos Clientes. Dentre elas, podemos destacar: nos aviões com sistema AVOD a experiência IFE Gate-to-Gate (15 minutos após o início do embarque a programação de vídeo já está disponível e assim o fica até a aterragem), amenity kits e auscultadores (CCL) disponíveis desde o embarque, uma nova seleção de vinhos, iluminação de cabine mais apropriada nos voos noturnos, e a extensão do Pre-Ordered Meals para todos os voos de longo curso saindo de Lisboa, de modo a permitir que os passageiros de Classe Executiva façam a escolha da sua refeição principal antes do voo. Para os nossos tripulantes de cabina, esperamos que o sistema Pre-Ordered Meals ajude a uma melhor gestão a bordo das questões relacionadas com as opções de refeição na Classe Executiva.
Do lado dos nossos tripulantes, também inovámos respondendo a um pedido antigo da equipa: a substituição das sopas congeladas que entravam em Lisboa como parte da Crew Meal. A partir deste mês, iniciamos um dos seis ciclos de sopas frescas, que passaram a embarcar em termos. Desde a minha chegada à Direção de Inflight Services, este vinha a ser um dos pedidos que ouvimos repetidas vezes.
Seguindo no esforço contínuo para formarmos o número ideal de tripulantes para a nossa operação de 2018, já neste mês 80 novos CABs iniciaram a formação para se juntarem à Família TAP, assim como 14 novos Chefe de Cabina. Em fevereiro, iniciarão as turmas para formarmos mais 60 novos CABs e promoveremos 12 novos Supervisores de Cabina. Isto acompanhado das progressões de CABs e Chefes de Cabina entre frotas dos últimos meses. Tudo no rumo de uma base sólida para sustentar o crescimento da nossa operação neste novo ano.
Internamente, os vossos Cabin Crew Managers têm trabalhado numa nova versão do Livro de Discursos e do Purser Briefing. O objetivo é atualizá-los, tornando-os mais práticos para utilização e manuseio.
Termino a rubrica deste mês fazendo um agradecimento especial a todos os nossos tripulantes de cabina que proativamente têm trabalhado no sentido de melhorarmos a nossa pontualidade. Este é um desafio de toda TAP, mas o empenho das nossas tripulações no respeito ao embarque automático e na agilização dos embarques tem sido notado e merece o nosso muito obrigado.
Paulo Barbosa
Diretor de Inflight Services