Joel Ferreira, responsável pela área de Inovação da TAP ME, participou no início deste mês na conferência internacional Aerospace Big Data, que decorreu em Londres, no Reino Unido. Ao lado de nomes da Flightglobal, da Airbus, da Lufthansa Technik e da Qatar Airways foi um dos speakers dedicados ao tema “What are the benefits of data-driven decisions?” (“Quais os benefícios das decisões baseadas em dados?”)
Na sua intervenção, Joel Ferreira falou sobre as expectativas de poupança de custos que as companhias aéreas têm em relação aos novos métodos de Big Data – Machine Learning e Inteligência Artificial – que prometem prevenir a ocorrência de situações de AOG (Aircraft On Ground). “Isto é possível devido à capacidade de processamento de enormes quantidades de dados heterógenos, capaz de identificar tendências que podem representar problemas ao nível da frota, que de outro modo seriam impossíveis de detetar até se materializarem”, afirma.
Os desafios que as companhias aéreas enfrentam atualmente para criarem internamente a capacidade de domínio destes novos métodos, para combaterem a dependência que têm dos fabricantes para aceder a quantidades enormes de dados dos aviões, e a necessidade de acesso aos dados dos processos de manutenção em formato digital, foram temas também abordados. Finalmente, a questão dos custos elevados que os operadores de manutenção têm de suportar, por imposição tanto dos fabricantes como das autoridades aeronáuticas, esteve em discussão neste painel.
Recorde-se que a TAP ME é coordenadora do projeto AIRMES, integrado do programa europeu Clean Sky 2, e que lidera um consórcio composto por 12 entidades internacionais, desempenhando assim um papel fundamental na inovação do setor da manutenção aeronáutica.