Está a terminar, no Hangar 6 da Manutenção e Engenharia, a última inspeção IL – Intermediate Layover, uma inspeção estrutural de seis anos – de um avião Airbus A330 da companhia holandesa KLM. Esta inspeção está integrada num pacote de três do mesmo tipo que foram contratadas à TAP ME pela companhia holandesa, tendo sido resolvidos um conjunto de problemas técnicos que levaram a KLM a reconhecer o trabalho feito como excelente.
O pacote de inspeções está integrado num acordo de cooperação com o Grupo Air France/KLM e a TAP, que se iniciou em 2014 com uma IL da KLM e duas inspeções de tipo D – inspeção estrutural de 12 anos – da Air France. O acordo também prevê a troca de serviços no que diz respeito a motores e componentes, sendo que a TAP tem efetuado revisões a motores da Air France que, por sua vez, tem reparado componentes para a TAP. Esta complementaridade de necessidades e ofertas de serviços de ambas as Empresas tem sido benéfica para todos os envolvidos. Atualmente, o grupo AF/KLM ocupa o quarto lugar na faturação a clientes da Manutenção e Engenharia.
A cooperação com a Air France no domínio da Manutenção de Aviões teve início em 1997 e prolongou-se até 2007 com a execução de 55 grandes inspeções D e IL de A320Fam e B737.