Já arrancou a nova campanha interna dedicada à prevenção dos acidentes de trabalho. A iniciativa, intitulada “Acidente Zero”, tem como objetivo a sensibilização para a prevenção dos acidentes de trabalho, em todas as áreas da Companhia, e a consciencialização dos impactos pessoais, nas equipas e consequentemente na Empresa, que os acidentes podem significar.
As empresas têm a responsabilidade de fazer tudo ao seu alcance para reduzir ao mínimo os acidentes de trabalho e a TAP não é diferente. É obrigação de qualquer empresa providenciar a informação e as ferramentas necessárias aos Colaboradores para se protegerem. É, no entanto, essencial que estes desempenhem o seu papel nesta missão, já que cabe a cada um de nós aplicar as melhores práticas de segurança no trabalho. É este o mote da nova campanha: o Acidente Zero está nas nossas mãos.
Vera Batista, da área de Employer Branding dos RH da TAP, considera esta campanha, em primeiro lugar, “um reforço na prevenção e um investimento na cultura de segurança” e assinala a sua transversalidade: “o nosso papel é relembrar que existem determinados procedimentos e comportamentos que, quando respeitados, contribuem fortemente para a cultura de segurança e para o sucesso individual e organizacional.”
Esta é uma iniciativa transversal a toda a Companhia e não se focará apenas em áreas que são normalmente mais associadas aos acidentes de trabalho. Todos os Colaboradores podem, em algum momento do exercício das suas funções, ser vítimas de acidentes que, em muitos casos, podem ser prevenidos. Falamos, sim, de técnicos de manutenção, mas também de tripulantes, de agentes de relação com o Cliente e de quem presta funções no aeroporto ou nos escritórios. Neste sentido, sendo um trabalho de todos, tem a participação de todos.
Na área de negócio da Manutenção e Engenharia, possivelmente aquela que é mais facilmente associável, pela sua natureza, à ocorrência de acidentes, Carlos Colaço – da área de Segurança e Saúde no Trabalho da ME – reforça a importância da formação e da sensibilização para a criação de uma cultura que, naturalmente, minimize estas ocorrências, para bem dos Colaboradores e também da Empresa. “Pretendemos incutir a não ocorrência de acidentes de trabalho, em primeiro lugar pelo bem-estar físico das próprias pessoas, pelos seus colegas que ficarão sobrecarregados com o aumento da carga de trabalho causada pela ausência do colega acidentado e pela empresa que, temporariamente, fica privada de um dos seus ativos, afetando desse modo a organização e fluxo de trabalho e, consequentemente, a sua competitividade.”
Nas palavras de Marília Santos, da Direção de Operações de Voo, “a DOV tem como missão garantir elevados padrões de Safety, de acordo com as normas de segurança, demais regulamentação e das melhores praticas da nossa indústria. Desta forma, procuramos certificar a segurança de todos os tripulantes, através de formação e sensibilização.”
A sensibilização para a prevenção dos acidentes de trabalhos é, assim, a grande prioridade para a redução das suas ocorrências, como atesta Anabela Jorge, CEO da UCS: “A prevenção de acidentes de trabalho é um aspeto importante na cultura da empresa e no trabalho das diversas equipas, nos mais pequenos gestos, nas tarefas maiores ou menores, críticas ou não. Proteger a saúde dos trabalhadores é uma missão de todos.”
Para além da primeira ação – a de sensibilização direta para o problema – surgirão a curto prazo iniciativas de formação dirigidas às lideranças, que serão responsáveis por transmitir às suas equipas as melhores práticas de prevenção. A médio prazo, a campanha será regularmente reforçada e os seus resultados monitorizados, de forma a avaliar o seu sucesso.