Sign In
  • home
  • destaques
  • TAP anfitriã do primeiro evento global sobre prevenção de fraude
Destaques; WHAT'S!UP; WHAT'S!UP ME; WHAT'S!UP IT; WHAT'S!UP Flight Crew
TAP anfitriã do primeiro evento global sobre prevenção de fraude

​A TAP recebeu, entre 21 e 23 de novembro, o primeiro evento da IATA sobre prevenção global de fraude. O “IATA Global Fraud Prevention Event” reuniu durante três dias, em Lisboa, especialistas da área de prevenção de fraude dos diversos ângulos da indústria da aviação, vindos de todas as regiões do globo.

 Intervenção de João Frias “TAP Air Portugal – Past, Present and Future”​

O princípio fundamental deste encontro é o de que é essencial para uma boa prevenção da fraude a capacidade de comunicar, de partilhar experiências e aprendizagens, de forma a avaliar da melhor forma as circunstâncias atuais e determinar a melhor forma de agir. Nas palavras de Jean-Charles Odelé-Gruau, Diretor das áreas de Financial & Distribution Services e Industry Payment Services da IATA, “a fraude é uma questão com a qual devemos lidar enquanto comunidade”.

Assim, o evento promovido pela IATA – International Air Transport Association –, que contou com a TAP Air Portugal como anfitriã, teve como objetivo a reunião de companhias aéreas, agências de viagens, empresas de meios de pagamento – como a VISA e a Mastercard –, parceiros estratégicos e fornecedores de serviços IATA e autoridades policiais e judiciais especializadas na prevenção e no combate à fraude de vários países e supranacionais – como a Europol e a Interpol.

 Intervenção de Elton D’Souza “New Horizons, New Challenges”​​

A TAP encontra-se atualmente numa posição de vanguarda no que diz respeito ao combate à fraude. João Frias, responsável pela área – e pela criação do departamento em 2007 – apresentou aos participantes a evolução dos números da Companhia neste campo, que atualmente estão à volta dos 0,2%, um valor residual e a maior prova do sucesso do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos. Por seu turno, Elton D’Souza, VP da área de Rede e Planeamento, vê como fundamental a prevenção da fraude, para facilitar o trabalho de todos na Companhia e garantir que é “um lugar seguro para vender”.