Nos passados dias 19 e 20 de outubro teve lugar em Bruxelas, na Bélgica, a Sessão de Médio-Prazo da Comissão de Engenharia Eletrónica das Companhias Aéreas (AEEC), entidade responsável pelo desenvolvimento de padrões e soluções de engenharia da ARINC para aviónicos, redes e sistemas de cabina utilizados pela comunidade aeronáutica.
A reunião teve lugar na sede do Eurocontrol – Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea – e contou com a participação de mais de 30 responsáveis das áreas de engenharia e manutenção de aeronaves e fabricantes.
A TAP Air Portugal, como um dos 14 membros do Comité Executivo da AEEC – ao lado de nomes como os parceiros de Star Alliance United Airlines e Lufthansa, da Força Aérea dos Estados Unidos da América, da Airbus e da Boeing, entre outros – foi representada nesta reunião por José de Almeida, responsável pela área de Aerovanegabilidade de Frota da TAP ME.
Sobre a importância desta reunião, José de Almeida afirmou à WHAT’S|UP que “a participação da Engenharia de Aeronavegabilidade da ME representando a TAP Portugal no órgão executivo da Airlines Electronic Engineering Committee, AEEC, permite usufruir dos benefícios que advêm da padronização de soluções técnicas de sistemas aviónicos, de cabina e de redes de aeronaves, promovendo ganhos de eficiência e de redução de custos. Trata-se da associação que trata de estabelecer integração padronizada em diferentes aeronaves de soluções técnicas capazes de cumprir com os requisitos de desempenho operacionais mínimos estabelecidos pela EUROCAE e RTCA, capazes de satisfazer os mandatos de equipamento de aeronaves emitidos pela EASA e FAA, como por exemplo da obrigação de instalar dispositivos de localização por baixas frequências de aeronaves submersas que foi introduzida na sequencia dos acidentes com o AF447 e o MH370, pois aumenta-se a área e a profundidade de submersão passível de deteção. Outro exemplo é a participação na discussão e seleção das tecnologias capazes de responder ao mandato subsequente de notificação automática de uma aeronave em dificuldade (Automatic Distress Tracking), tendo em vista os interesses da segurança e da nossa Empresa. No AEEC participam cerca de 4000 Engenheiros e Cientistas, sendo a direção assegurada pelo Comité Executivo composto de 14 membros, 10 representando Companhias Aéreas, 2 fabricantes de Aeronaves e a USAF.”