António Costa Pereira, Comandante da TAP, é um nome indissociável da iniciativa de aproveitamento das refeições excedentárias que embarcam nos voos da Companhia, levada a cabo desde o final de 2015. Fundador da Associação Dariacordar, é um dos grandes responsáveis por, em conjunto com as autoridades nacionais, tornar possível o aproveitamento de bens alimentares de diversas instituições – restaurantes, cadeias de supermercados, hotéis, hospitais, escolas, entre outras – criando, em 2012, o Movimento Zero Desperdício.
A TAP aderiu ao Movimento no final de 2015, em conjunto com a Cateringpor, ao aproveitar os alimentos excedentários que não são servidos aos Passageiros a bordo dos voos da Companhia. Foi a primeira no mundo a fazê-lo. Desde então, foi já responsável por reunir mais de 51 mil refeições, entregues à Associação Vida Abundante, sediada em Lisboa. Estas refeições equivalem, por sua vez, a um valor económico de perto de 130 mil euros, bem como a uma redução dos resíduos orgânicos na ordem das 26 toneladas e a uma poupança de 108 toneladas em emissões de CO2, representado, por isso, vantagens sociais, económicas e também ambientais.
Sobre a criação do projeto, o Comandante Costa Pereira recorda: “Agora que já passaram quase dez anos desde que me atravessei por esta causa, recordo tempos de muito trabalho, muita resistência a uma mudança tão necessária, mas essencialmente uma imensa satisfação pelos resultados alcançados, que só foram possíveis porque um grupo de cidadãos-praticantes aceitaram e quiseram participar nesta causa cívica portuguesa.”
O balanço que faz do envolvimento da TAP neste projeto é muito positivo, pelo volume de alimentos recuperados e distribuídos, pelo “exemplo cívico e humanista dos tripulantes TAP” que se envolvem nas ações de recolha a bordo, e pelo reconhecimento da TAP como a primeira companhia aérea do mundo a recuperar excedentes alimentares: “Tenho de afirmar que a TAP é e vale essencialmente pelas pessoas que aqui trabalham e, neste caso mais concreto, todos os tripulantes que duma forma muito direta, assertiva e humana, aceitaram e continuam a trabalhar/participar nesta atitude tão exemplar e necessária à sociedade em que vivemos. Desta forma, é sempre um prazer voar e estar com todos os meus colegas TAP que continuam a manter bem viva esta atitude Zero Desperdício.”
Por fim – e porque esta é uma mentalidade que pode e deve ser transmitida – fica uma nota sobre a “Coleção Zero Desperdício”, dirigida às crianças e disponibilizada gratuitamente neste link. “A Rita encolheu. E agora?”, “A vida difícil de uma manteigueira”, “Confusão no corredor dos enlatados” e “O Tio Desafio” são as propostas do Movimento para sensibilizar as crianças – e porque não os adultos? – para o combate ao desperdício, de forma lúdica e educativa.