A TAP ME foi reconhecida pela Airbus na Technical Data Summit, que decorreu em Viena, na Áustria, entre 16 e 19 de outubro deste mês. Este reconhecimento, recebido por Tiago Cordeiro, Mechanical Systems Manager da TAP ME – convidado para participar como orador no evento –, prendeu-se com o trabalho desenvolvido em colaboração com o fabricante de aeronaves no âmbito do desenvolvimento da nova plataforma informática AirnavX.
O AirnavX irá substituir o atual AirnavV3 no início do próximo ano. A plataforma atual foi desenvolvida com o objetivo de permitir a consulta de manuais técnicos dos aviões Airbus, incluindo, por exemplo, o AMM (Aircraft Maintenance Manual) e o IPC (Illustrated Parts Catalogue). Estes manuais são acedidos diariamente por diversos utilizadores, como é o caso dos Técnicos de Manutenção, e das áreas de Engenharia de Aviões, Logística e Planeamento, entre outras. De acordo com Tiago Cordeiro, “quando a plataforma atual (V3) foi lançada, todos os operadores reportaram sérios problemas, não só de performance, mas também com algumas funcionalidades. Na TAP, alguns destes problemas originaram inclusivamente atrasos operacionais, por não ter sido possível aceder aos manuais do avião atempadamente.”
Foi perante estes problemas que a Airbus envolveu, em 2016, alguns operadores da plataforma na última fase do desenvolvimento da nova plataforma, para que pudessem ser detetados antecipadamente pelos próprios utilizadores. A colaboração da TAP ME com a Airbus neste projeto incluiu, por exemplo, dois workshops em Toulouse, França, e duas visitas de equipas da Airbus à TAP. Estas recolheram feedback detalhado e em primeira mão da equipa de “beta testers” formada pela ME, que foi crescendo até aos atuais 36 elementos de várias áreas, incluindo a Engenharia da Manutenção de Aviões e o Troubleshooting Operacional da Manutenção de Linha, mas também a Manutenção de Base, a Logística e também o Planeamento da Manutenção de Aviões.
De acordo com Tiago Cordeiro, para que uma plataforma que disponibiliza documentação técnica seja eficaz, deve ser possível aceder aos manuais de modo fácil e rápido, os resultados devem ser assertivos e a plataforma deve ser o mais fiável possível, ou seja, funcionar sem interrupções. “A degradação de qualquer uma destas qualidades pode ter várias consequências negativas, desde ineficiências produtivas geradas por um acesso mais difícil, demorado ou incompleto à informação dos manuais, até interrupções operacionais na Manutenção de Linha.”
Ao participar ativamente no desenvolvimento desta plataforma, a TAP ME pretende, assim, garantir que os utilizadores tirem melhor partido dos manuais técnicos, percam menos tempo a procurar e a filtrar a informação realmente necessária, e encontrem mais informação relevante para o seu trabalho.
Esta participação direta no desenvolvimento do AirnavX é de enorme importância para a TAP ME, que é uma das três MRO selecionadas para testar a instalação local da versão intranet do AirnavX, que irá ter lugar já em novembro. “Deste modo, para além de podermos dar feedback também sobre esta versão, estaremos depois melhor preparados para receber e implementar a versão definitiva, de modo a termos uma transição suave e sem problemas entre plataformas”, remata Tiago Cordeiro.