Com grande prazer completo meu primeiro mês na Direção de Inflight Services (DIS) e escrevo a minha primeira rubrica mensal para a WHAT’S|UP.
Foi um mês intenso no qual tive a oportunidade de encontrar-me com mais de uma centena dos nossos tripulantes de cabine. Foram visitas ao TTA e ao nosso centro de formação (onde visitei turmas de novos Chefes de Cabine, de tripulantes em curso inicial, de novos formadores, etc.). Uma manhã partilhando o pequeno-almoço no hotel da tripulação no Porto. Foram dois voos para diferentes destinos intraeuropeus onde pude ver o nosso serviço de bordo e discutir com os colegas a realidade nas nossas aeronaves, seus desafios, inquietudes e ideias. Além disso, vários pontos foram levantados através do Linha Direta e de conversas nos edifícios da TAP. Tudo vem somando para o meu conhecimento de muitas das questões que afetam diariamente a vida e a rotina do nosso tripulante de cabine.
Sem sobra de dúvida, a pressão do planeamento dos meses de verão foi um dos pontos fortes levantados em vários destes momentos de conversa. Pressão esta que, como dito pelo Eng. Fernando Pinto, não passa despercebida pela Administração. Muitos esforços têm sido feitos para mitigar este desafio. Pessoalmente, fiz parte do júri final de vários novos grupos tripulantes de cabine que agora já estão em processo de formação e que nos próximos meses entrarão em linha. Novos Chefes de Cabine e instrutores também estão em processo de formação e estou confiante de que estamos a preparar uma base muito sólida para as operações de Natal e de 2018.
Para dar a sustentação devida a este crescimento e a solidificação da Direção de Inflight Services contamos com o apoio do nosso novo COO Sami Foguel, que chega assumindo a Vice-presidência de Operações da TAP. Com a sua vasta experiencia e visão, estou certo de que temos a base para a fundação dos quatro eixos de trabalho da nossa Direção: o cliente interno (o nosso tripulante de cabine), a relação interdepartamental (esta muito falada nas conversas que tive como sendo um grande anseio do nosso PNC e do nosso cliente final), a manutenção da nossa renomada formação de segurança e a garantia de um serviço de excelência para o nosso cliente. Com este intuito estamos no processo de reforçar a nossa equipa de Cabin Crew Managers. Eles darão apoio a Ana Duran e Cristina Lebre e, nos próximos meses, receberemos mais reforços para irmos suprindo todas as aéreas de atuação da nossa Direção. Os esforços do nosso grupo somam-se ao de todos os colaboradores da TAP visando a satisfação e fidelização do nosso cliente final.
Não poderia terminar este artigo sem parabenizar o coro da TAP, que fez uma belíssima apresentação durante as festividades de Nossa Senhora do Loreto em Alcafozes, ao qual tive o privilégio de assistir, e muito especialmente os nossos colegas que durante o mês de outubro entram para a reforma após muitos anos de dedicação e lealdade a TAP e ao nosso cliente.
As minhas visitas ao TTA, a minha presença em voos tanto de médio quanto de longo curso e nos cursos de formação irão continuar.
Bons voos para todos e até breve!
Paulo Barbosa
Diretor de Inflight Services
pc.dis.ov@tap.pt