Sami Foguel chegou recentemente à TAP, para assumir a posição de Chief Operating Officer (COO), anteriormente desempenhada por Jason Ward. Também responsável pela área da Carga, reportará diretamente ao CEO, Fernando Pinto. Esta informação havia já sido divulgada através de circular interna e é do conhecimento de todo o universo TAP.
Não basta, no entanto, uma circular para conhecer uma pessoa, e não é suficiente uma descrição de funções para saber os planos para o futuro. Foi precisamente por esta razão que, numa altura que que os tripulantes de cabina têm mostrado grandes preocupações, foi promovido o encontro com Sami Foguel, realizado no passado dia 18 de setembro, para o qual todo o PNC foi convidado.
Fernando Pinto foi o responsável pelo arranque da sessão, apresentando o novo COO e explicando, através dos dados de crescimento mais recentes e das grandes mudanças que a Companhia tem vivido desde a sua privatização – como o programa de renovação da frota, o programa Portugal Stopover e as novas tarifas –, a forma como o esforço dos tripulantes é essencial para o sucesso de todos os projetos em curso. O Presidente focou, assim, a necessidade de prestar um excelente serviço a bordo como fundamental para a fidelização e satisfação dos Clientes TAP.
O objetivo deste encontro foi, nas palavras de Sami, “ouvir”. Ouvir o que preocupa os tripulantes e os seus principais anseios, de forma a garantir que os problemas são de facto resolvidos, o que se refletirá, naturalmente, num melhor serviço prestado.
Depois de apresentar resumidamente o seu currículo, descreveu os problemas operacionais deste verão como “um problema bom”, já que foi fruto do grande crescimento da Companhia, e assumiu como grandes valores a pontualidade e a operação organizada. A TAP, como empresa de hub que é, é obrigada a oferecer um serviço de excelência. A nível interno, defendeu a existência de um canal interno de informação e de discussão dedicado aos tripulantes.
Depois das intervenções de Fernando Pinto e de Sami Foguel, a palavra passou para os tripulantes presentes. Foram muitas as intervenções e as sugestões e foi grande a partilha de experiências e de ideias, tanto de melhoria do dia-a-dia de trabalho, como da própria experiência dos passageiros.
Finalmente, deste encontro ficou clara a vontade por parte do novo COO de escutar ativamente as preocupações dos tripulantes, bem como, da parte destes, de participar ativamente nas decisões tomadas na Empresa.