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SEMANA DA MELHORIA CONTÍNUA DA ME

​DGME desafia a organização a estar continuamente “em modo” de melhoria

A 8ª edição da Semana da Melhoria Contínua da ME decorreu entre 18 e 22 se setembro. Esta foi a terceira iniciativa, de quatro que se realizam durante este ano. A próxima edição está prevista decorrer em novembro, na semana de 20 a 24.

No evento de setembro foram analisados oito processos, cujos projetos foram desenvolvidos por quatro áreas – Marketing e Vendas (MV), Manutenção de Aviões (MA), Manutenção de Componentes (MC) e Manutenção de Motores (MM) – envolvendo 37 colaboradores.

A área de Marketing e Vendas apresentou um projeto relacionado com o processo de faturação de serviços a Clientes relativo à área de Motores, que contemplou a reformulação dos procedimentos de faturação e orçamentação que irão culminar com a implementação de um “Portal do Cliente”.

 

Relativamente à área de Manutenção de Aviões, foram desenvolvidos três projetos:

• Processo de registo de deficiências de cabina: o objetivo do projeto foi analisar os procedimentos relacionados com a identificação de deficiências na cabina e o acompanhamento que é dado à resolução dos problemas, sendo preconizada a criação de uma equipa dedicada a este tema, tendo como base o conceito “total care”. Este tema está na ordem do dia, na medida em que tem um grande impacto no Cliente TAP e nos transtornos com que os passageiros são confrontados durante a sua viagem.

• Ilhas IT para consulta de documentação técnica junto às Center Lines do Hangar: este projeto teve como objetivo encontrar uma solução para a redução do tempo de movimentação dos Técnicos que estão a trabalhar no avião até aos locais onde se encontram os computadores a que têm de aceder para consulta de documentos e manuais.

• Otimização do uso de vedantes: o objetivo do projeto é obter uma redução do tempo utilizado para a mistura de vedantes e, também, conseguir uma diminuição significativa de desperdício deste tipo de material. Os ganhos obtidos com a alteração destes dois procedimentos permitem uma significativa redução de custos.

 

Da área de Manutenção de Componentes, foram desenvolvidos dois projetos:

• Distribuição e recolha de unidades na área de Hidráulicos e Pneumáticos (HP): o objetivo deste projeto é garantir um aumento de eficiência nestas tarefas que passou pelo redesenho de todo o processo, com ganhos a vários níveis, nomeadamente, a rentabilização da mão-de-obra produtiva, uma definição da cadência e dos percursos das unidades que passam a estar agrupados em tabuleiros específicos, de cores diferentes, que facilitam a sua identificação.

• Carro kit para reparação de rollers PDU: pretendeu-se com este projeto obter uma redução do tempo de reparação de rollers, através da normalização da tarefa e da criação de uma bancada de trabalho específica para a execução este trabalho.

 

Da área de Manutenção de Motores, foram desenvolvidos dois projetos:

• Ferramentas de Manutenção de Motores – RFID: o objetivo do projeto é encontrar uma solução para o controlo eficiente de ferramentas especiais utilizadas nos motores, no sector de Montagem Final, de forma a evitar que o fluxo produtivo seja interrompido para procurar a localização das ferramentas. Esta solução passa pela utilização da tecnologia RFID.

• Conferência de material: o objetivo do projeto é utilizar tecnologia – leitura de códigos de barras – para conferência do material que circula entre áreas da oficina de motores. Com este processo haverá mais fiabilidade na informação e possibilidade de consulta por toda a organização.

 

"Todos temos de ser agentes da mudança"

No discurso de encerramento da iniciativa, o DGME Mário Lobato Faria para além de agradecer a participação, o desempenho e resultados alcançados, deixou um repto a todos os presentes: “os técnicos que estão no terreno e que se confrontam com determinados problemas são, frequentemente, os melhores agentes para encontrar as soluções. E é por isso que deveremos e teremos de estar todos “em modo” de melhoria contínua. E não é preciso esperar pelos eventos para, em modo contínuo, propor soluções, até porque muitas delas são simples e facilmente implementáveis.”

Afirmando ainda que “ao nível da Direção estamos absolutamente comprometidos com estes programas" e que "investir na inovação nunca é uma perda de tempo", considera que "estes eventos têm como objetivo estimular uma cultura de melhoria e dar a entender a todos que não precisam do DGME, do Diretor ou do Chefe para colocar a vossa inteligência ao serviço da melhoria, com grandes ganhos de economia e eficiência e também ao nível da segurança no trabalho”. Para o DGME, é tudo uma questão de atitude. Existe competência técnica, a inteligência e a experiência. Agora: “é preciso querer!”.

Presente nesta edição da Semana da Melhoria Contínua da ME esteve um convidado especial. Carlos São Paulo integra atualmente a equipa de Luiz Mór, trabalhando na área da Inovação e Transformação da TAP. Está na Empresa há quatro anos, tendo passado os primeiros três na Megasis.

A apreciação que faz da iniciativa é muito positiva e salienta que “a inovação é fundamental nos dias de hoje. Eu vim aqui conhecer um conceito de se implementar inovação. Inovação não é uma coisa facilmente aceite dentro das organizações. A mudança não é uma coisa facilmente aceite. É preciso haver uma estratégia para que haja inovação dentro das organizações e a estratégia que a Manutenção e Engenharia da TAP está a aplicar parece ser muito eficaz. A criação destas semanas é o nascimento de tudo. Eu vi e aprendi muita coisa. Agora vou analisar, do que vi e aprendi, quais as coisas que podem ser aplicadas em outras áreas da Empresa.”

  • Pedro Costa - responsável pela área de Processos e Melhoria Continua
  • Sessão de Encerramento da 8ª edição da SMC
  • MV - Processo de faturação a Clientes de Motores
  • MA - Processo de registo de deficiências na cabina
  • MA - Ilhas IT para consulta de documentação
  • MA - Otimização de uso de vedantes
  • MC - Distribuição e recolha de unidades na HP
  • MC - Carro kit para reparação de rollers
  • MM - Ferramentas de Manutenção de Motores RFID
  • MM - Conferência de material
  • Apresentação dos Projetos na Sessão de Encerramento da 8ª edição da SMC
  • DGME Mário Lobato Faria
  • Equipa da Área de Processos e Melhoria Continua
  • Carlos São Paulo - TAP Inovação