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Luís Pedro Serra Ramos é o novo rosto dos RH da TAP

​Na Empresa desde o dia 1 de setembro, apresenta-se como um fanático por Equipas e por Pessoas e inicia a sua viagem na TAP assumindo o compromisso de trabalhar para criar condições propícias a desempenhos de excelência, que sejam capazes de transformar os Clientes da TAP em verdadeiros “fãs”. Para o novo Diretor de Recursos Humanos do Grupo TAP, as Pessoas são o melhor das empresas e o papel da sua área é ampliar e amplificar esse bem.

Na entrevista que concedeu à WHAT'S|UP, dá a conhecer um pouco de si e do seu já longo percurso profissional, e apresenta as linhas orientadoras das ações que pretende desencadear agora que se encontra no comando dos Recursos Humanos do Grupo TAP.

Quem é o Pedro Ramos? O que é que o distingue e qual o seu percurso profissional?

Sou um profissional com mais de 20 anos de experiência em Gestão de Topo RH, em várias empresas de grande dimensão.

Iniciei a minha atividade profissional na área do Desenvolvimento de Pessoas e Formação, mas rapidamente passei a assumir uma maior responsabilidade pela Gestão Integrada das Pessoas nas empresas onde tenho passado. Assim, para além da Groundforce, onde fui Diretor de Recursos Humanos e Administrador Executivo, fui também Responsável de Topo de RH na CARRIS, no Grupo ETE, na OGMA, na Imprensa Nacional-Casa da Moeda, entre outras. Em todos estes projetos desenvolvidos existe uma “marca comum”: em todos eles estive envolvido em processo de Gestão da Mudança e Transformação.

Julgo que o que me distingue de outros profissionais “deste ofício” é o facto de ter sido sempre um profissional sem nunca ter perdido de vista um aprofundado crescimento, materializado numa aposta na minha formação académica (e, por isso, nunca deixei de ser aluno até há cerca de um ano atrás, quando defendi um Doutoramento em Economia de Empresa, em Madrid), associado ao facto de, sempre que possível, estar presente na Academia e em diversos eventos, enquanto orador e facilitador nestas áreas de Gestão de Pessoas e Liderança. Esta grande atividade tem facilitado bastante tanto o meu processo de crescimento profissional, como a forte relação das empresas com o seu mundo exterior, no que toca às suas práticas e processos de recursos humanos.

Chegou agora à TAP, vindo da Groundforce, onde exercia as funções de Diretor de Recursos Humanos. De que forma vai usar esta sua experiência para o exercício das suas funções na TAP?

Nestes últimos anos, exerci na Groundforce a função de Diretor de Recursos Humanos, mas também assumi, durante 30 meses, o cargo de Administrador Executivo, com os pelouros de RH, Operações, Comercial e TI. Isto deu-me uma visão muito integrada do que pode ser um conceito de gestão das pessoas completamente alinhado com a Estratégia das Empresas.

A minha experiência anterior e muito recente na Groundforce possibilitou-me a assunção de vários papéis no quadro das interações com o Grupo TAP, pois fui (pessoalmente e em simultâneo) cliente, fornecedor de serviços e parceiro muito privilegiado da TAP, nos diversos contextos e processos em curso.

Enquanto Administrador das Operações e da área Comercial da Groundforce, a TAP era o meu principal cliente e “foco”, no que respeita ao envolvimento das várias equipas na prestação de um serviço de excelência, em conjunto com os interlocutores TAP. Acompanhei de muito perto as operações TAP no “terreno” de forma diária. Enquanto Administrador dos RH e Diretor de Recursos Humanos, pude beneficiar dos serviços prestados pela TAP Serviços, nas diversas vertentes da gestão administrativa RH, bem como os serviços da UCS e da Megasis, por exemplo. Outros foram os processos em que estive envolvido ou que coordenei e nas quais pude contar com o envolvimento de excelentes profissionais do Grupo TAP.

Necessariamente, este conhecimento e experiência anteriores representam uma mais-valia no meu novo enquadramento à frente dos destinos da DRH do Grupo TAP.

Qual considera ser o valor dos recursos humanos, globalmente, para uma empresa?

Não gosto especialmente da expressão “Recursos Humanos”… exatamente porque as Pessoas são, sem dúvida, o bem mais precioso da TAP.

São as nossas Pessoas que fazem a diferença na prestação de um serviço de excelência aos nossos passageiros, são as Pessoas que podem agregar valor e fazer o Cliente final viver a melhor experiência da sua vida… Afinal, muito mais do que “simples recursos” (que podem ser geridos…), as nossas Pessoas são a “cor, o sorriso e o brilho” da nossa Companhia! São elas que, todos os dias, a todas as horas (algures no mundo!) fazem as coisas acontecer e levam consigo a inspiração, a energia positiva, a motivação e o entusiasmo em serem reais agentes de negócio da nossa Companhia.

Da perspetiva das suas funções anteriores, e tendo em conta a proximidade das duas empresas, como vai utilizar essa mais valia, agora noutra empresa do Grupo?

Julgo que já fui respondendo anteriormente a esta questão… Porém, permitam-me sublinhar o facto de ser minha intenção exatamente estimular um aprofundamento nos relacionamentos entre as várias empresas do Grupo TAP. Eventualmente, esse aspeto é para mim mais relevante hoje (ou, pelo menos, a consciência de potenciar essa maior interação) dado as funções exercidas anteriormente nos diversos papéis já descritos. No que respeita às políticas, práticas e processos de gestão de pessoas, existem muito bons exemplos e casos já trabalhados e testados pelas diversas empresas do Grupo. Logo, não temos todos de estar a inventar tudo de novo… Podemos partilhar, integrar, trabalhar em equipa e construir a partir de algo já trabalhado por outros… para benefício de todos e do próprio Grupo.

Quais são alguns dos projetos já pensados a curto e a longo prazo?

A TAP é uma Empresa em transformação, num dos momentos mais desafiadores da sua história! Ora, isso é um enorme desafio para os Gestores de Pessoas na TAP que são muito mais do que os colaboradores da Direção de Recursos Humanos…

Existe uma grande necessidade de, “estando ao lado” da própria estratégia da Companhia, desenhar, redesenhar, conceber, estruturar e implementar um conjunto de novos processos relacionados com o reforço dos aspetos mais positivos da Cultura Organizacional, que apostem e reforcem desempenhos de excelência e que seja capazes de transformar os nossos Clientes em verdadeiros “fãs” da nossa empresa.

Obviamente, para isso é necessário ajudar a agilizar os processos, facilitar o acesso a meios e processos relacionados com a gestão das nossas Pessoas, de forma mais rápida e mais eficaz, bem como fazer crescer ainda mais o talento, o know-how interno e as competências nas empresas do Grupo TAP. Tudo isto será, como evidente, operacionalizado em vários projetos que terão o seu desenvolvimento assim que possível, com o forte empenhamento da excelente Equipa da DRH do Grupo.

No que diz respeito ao recrutamento, à formação e à mobilidade interna, qual é sua visão para a empresa?

O recrutamento é uma “fábrica” de processos de talento na empresa… a porta de entrada das competências – soft e hard – na nossa organização. Tem de ser visto como uma área nobre na medida em que tem de estar ao serviço da organização, no que respeita à resposta, à cada vez maior exigência, em termos de qualificações e competências “core”. Trata-se de um fornecedor e parceiro privilegiado das operações e funciona em forte interatividade com os processo de “reconstrução permanente” dos diversos perfis funcionais.

A Formação e Desenvolvimento é uma das peças-chave nos processos de desenvolvimento pessoal, mas, sobretudo, organizacional da Empresa. Tem de ir muito para além do que é básico e obrigatório para cumprimento de requisitos de certificação e posicionar-se como “um parceiro chave” na preparação das pessoas para os desafios a curto e a médio prazo… Tem de “andar à frente” no desenvolvimento de novos graus de proficiência, nas diversas competências e apostar claramente na preparação dos atuais e futuros líderes da Empresa, nos seus diversos níveis.

A mobilidade interna muitas vezes tem tido uma conotação negativa… De apenas uma gestão “de excluídos”, tem de se inverter esse conceito para passar a fazer parte do ADN desta Companhia. A mobilidade, como forma de desenvolver pessoas e equipas, de potenciar crescimentos e processos locais de mudança e transformação, é a mobilidade interna como a entendo.

Por último, estes três processos são apenas alguns dos que de forma organizada contribuem para o forte “Employer Branding” interno e externo da nossa Companhia.

De que forma pretende aproximar-se dos Colaboradores TAP?

Sou por natureza “muito irrequieto” e comunicativo. Gosto de arregaçar as mangas e ir ao “terreno” falar com as Pessoas e viver os seus momentos mais significativos. Assim, conto estar próximo (presencialmente ou de forma digital), por forma a potenciar um maior link entre as nossas Pessoas e as nossas organizações internas, na procura das melhores soluções para podermos prestar TODOS – cada um à sua medida e no seu contexto específico – um serviço de excelência aos nossos Clientes.

Também, vou ajudar a fazer eco no exterior da TAP das boas práticas e ações das nossas Pessoas e das nossas Equipas. Contem comigo para isso, também!

O que quer que os Colaboradores TAP saibam sobre si?

Que apesar de ter respondido na “1ª pessoa” a esta entrevista, sou um fanático por Equipas e por Pessoas… Acredito que as Pessoas são o melhor das empresas, mas que também “podem ser o pior nas empresas”… O papel de uma DRH é ampliar e amplificar esse “melhor das empresas” e trabalhar muito para “reduzir ou minimizar esse pior”, de modo a dar sentido à organização no seu todo e potenciar uma adequada e positiva relação na equação Pessoas e Negócios.

Gosto de palavras e expressões tais como: Confiança, Entusiasmo, Mobilização, Coesão e, sobretudo, foco nas pessoas para a obtenção de resultados.

Que gosto de aprender e de partilhar, de ajudar a valorizar a experiência e de celebrar os sucessos.

O que é que os Colaboradores TAP podem esperar do seu novo Diretor de Recursos Humanos?

A TAP é a melhor Companhia do mundo. Por isso, os colaboradores podem esperar um DRH parceiro, facilitador, comunicador e muito empenhado em ajudar nos processos de transformação e mudança. Mas também um interlocutor privilegiado entre os diversos stakeholders internos, por forma a ultrapassar barreiras e superar desafios.

Mas, reformulando a questão colocada, isso é o que os colaboradores podem esperar desta Direção de Recursos Humanos – de toda a Equipa sem exceção – pois não acredito em feitos de “um Homem só”, mas de realizações de Equipa. E este é apenas o início da viagem… e eu sei que estou em boa Companhia!

 

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