Foi publicada a primeira newsletter do projeto europeu coordenado pela TAP, através da TAP ME – o projeto AIRMES – que tem como objetivo desenvolver tecnologias de apoio à manutenção aeronáutica.
Esta primeira divulgação, um ano e meio após o início do projeto, faz um apanhado das atividades levadas a cabo até à data e antevê os desafios para os próximos meses.
Numa primeira fase do projeto, houve necessidade de alinhar a estratégia de ação com os 12 parceiros do consórcio, entre empresas, institutos de investigação e universidades. Foram feitos os levantamentos de requisitos e especificações das tecnologias a desenvolver, iniciaram-se estudos do impacto da adoção das tecnologias e começaram a desenvolver-se os primeiros protótipos.
Recorde-se que o projeto AIRMES é o resultado da candidatura do consórcio liderado pela TAP ao Clean Sky 2 (CS2), o mais importante programa europeu de investigação e desenvolvimento em aeronáutica. Liderando um consórcio composto por 12 entidades. Coordenado por Joel Ferreira e co coordenado por Luís Oliveira, da TAP ME, é o terceiro maior projeto liderado por entidades portuguesas desde que Portugal aderiu à CEE, e a oportunidade de inovar verdadeiramente no setor da manutenção aeronáutica.
Para informações mais detalhadas e acompanhamento mais próximo do AIRMES, é possível consultar o portal do projeto,
aqui.