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Reparou que a Intranet está diferente?

​​Se já foi à Intranet hoje ver a o Sistema de Ponto, a Ementa ou as Notícias mais recentes sobre a Companhia, reparou nas diferenças. Há, de facto, muitas diferenças, e não são só de design.

A grande novidade é o lançamento da Área do Colaborador, que reúne informação de cada um dos Colaboradores, e que foi criada no âmbito do Programa de Inovação e Digitalização da Área de RH, coordenado por Luiz Mór, Chief of Staff & Transformation Officer da Companhia. Através do ícone “Minha área”, os Colaboradores vão passar a ter acesso aos seus dados pessoais, a pedidos de declarações, aos recibos de vencimento – que deixarão de ser enviados por e-mail –, entre outras funcionalidades, como documentos, dados fiscais e bancários, afiliações e pedidos em curso.

Numa segunda fase, que terá implementação em setembro deste ano, também estará disponível nesta área toda a informação do Colaborador relativa a seguros de saúde, vida e acidentes de trabalho, histórico de avaliações e de formação, e consulta de remunerações fixas e faturas de descontos em vencimento, bem como a criação de uma aplicação para dispositivos móveis.

Nesta fase, os processos de regularização do sistema de ponto e marcação de férias, que são atualmente tratados manualmente, passarão a ser automáticos, o que vai retirar peso dos procedimentos internos de Recursos Humanos, tornando a área – e consequentemente toda a Companhia – mais ágil e eficiente.

“A criação da Área do Colaborador é um sucesso da agenda da Inovação e Transformação Digital da Empresa”, afirmou Ana Assunção, que lidera o projeto. “Para além da sua extrema utilidade no dia-a-dia de cada Colaborador, esta Área agrega vários componentes de digitalização dos processos de RH, que representam um enorme esforço das equipas de RH e IT no seu desenvolvimento e implementação.”

Outra das novas funcionalidades já implementadas na Intranet é a autenticação integrada (Web Single Sign-On) que irá permitir, gradualmente, aceder a outros sites sem a necessidade de fazer login em cada um deles. Neste sentido, é importante que a sessão seja encerrada se estiver a ser usado um computador partilhado, fazendo logout/logoff e encerrando todas as janelas do browser, para garantir que terceiros não utilizam esse acesso.

Pedro Dias, Coordenador da área de Comunicação Interna, considera este “um novo passo em direção a uma Intranet mais próxima de todos os Colaboradores” e acrescenta que “nos próximos meses, vamos evoluir para uma experiência digital integrada e melhorada, acrescentando mais funcionalidades. É também nosso objetivo, pensando nos Colaboradores deslocados da base, garantir a mobilidade através de uma APP, tornando a intranet acessível em qualquer lugar. Esta plataforma deve ser o hub de toda a comunicação da TAP com os seus Colaboradores.”

Para ver a nova intranet, clique aqui.