Sign In
Destaques; WHAT'S!UP; WHAT'S!UP ME; WHAT'S!UP IT; WHAT'S!UP Cabin Crew; WHAT'S!UP Flight Crew
Data center da TAP é dos maiores do país

A procura da TAP em estar sempre na vanguarda é constante, em todas as suas áreas de negócio, com vários sucessos provados ao longo do tempo. 

As tecnologias de informação são precisamente uma das áreas que o provam, sendo um exemplo o dos centros de processamento de dados – ou data centers – instalados no campus e considerados state-of-the-art.

Implementados entre 2008 e 2009 – depois de um longo período de estudos de impacto e de procura de soluções, com vista a dotar a TAP de condições para alojar os seus sistemas de comunicações e informação e minimizar o risco de quebra de serviços e perca de dados – os dois centros de processamento encontram-se nos edifícios 19 e 34 e ocupam áreas de 360 e 170 metros quadrados, respetivamente. Podemos, assim, dizer que estes são os maiores data centers dedicados a nível nacional, e é neles que se baseia a TAP cloud.

Na fase de estudo, conclui-se que a TAP, pela dimensão do campus – 220 mil metros quadrados – reunia todas as condições para poder instalar estas infraestruturas, em vez de recorrer a serviços externos, garantindo à Empresa vantagens financeiras significativas e permitindo soluções mais acessíveis e seguras.

“Passados alguns anos tudo se mantém atualizado e hoje somos visitados por empresas e escolas: os primeiros para conhecerem a nossa realidade e tomarem decisões e os últimos para futuras gerações perceberem as exigências de computação, segurança e monitorização de empresas de grande dimensão e importância estratégica como é a TAP Portugal. Quem nos visita fica admirado pela dimensão e pelos processos de arquitetura empresarial, desenho de soluções, integração com clouds externas, gestão e monitorização implementados” afirma Nelson Cardoso, responsável pela área de Soluções e Serviços TI da TAP IT.

Os números são impressionantes para a realidade portuguesa e falam por si: mais de setecentos servidores (na sua maioria virtuais), 1.6 petabytes de sistemas de discos e backup, mais de duzentas redes virtuais de dados, centenas de bancos de dados (databases), dezenas de sistemas de segurança de redes de comunicação (firewalls), 16 mil utilizadores – TAP, parceiros TAP ou prestadores de serviços –, múltiplas ligações à internet e a parceiros. Tudo isto existe para garantir uma elevada qualidade de serviço, com o objetivo de potenciar o negócio e o crescimento da TAP, suportada por equipas especializadas e capazes de ultrapassarem os desafios propostos.

Os centros de processamento de dados estão abertos aos Colaboradores que estejam interessados em conhecê-los. As visitas guiadas podem ser agendadas através do endereço it.imagem.comunicacao@tap.pt.