A Star Alliance celebrou, a 14 de maio, 20 anos de existência. Sob o mote “Ligando Pessoas e Culturas”, representantes de todas as companhias-membro reuniram-se em Frankfurt para celebrar a data e discutir a estratégia da próxima década, focada nas novas tecnologias. A TAP, que aderiu à aliança em 2005, foi representada pelo Presidente Executivo, Fernando Pinto.

Fundada pela Air Canada, Lufthansa, Scandinavian Airlines, THAI e United em 1997, a Star Alliance foi a primeira aliança global de aviação e é hoje a maior, contando com 28 companhias-membro, tendo a TAP aderido em 2005.
“Os nossos fundadores tinham uma forma de pensar de vanguarda em 1997”, afirmou Jeffrey Goh, CEO da Star Alliance desde janeiro deste ano. “A partir desse momento, a Star Alliance estava destinada à inovação da indústria da aviação. Temos feito isto com sucesso nos últimos 20 anos, procurando constantemente ir ao encontro da visão original de uma rede global perfeitamente integrada para viagens internacionais.”
Elsa Fragata, Assistente de Bordo da TAP, também marcou presença, tendo participado nas sessões fotográficas que juntaram tripulantes de todas as companhias. No seu blog, Voar sem Escalas (destacado na última edição da WHAT’S|UP), Elsa escreveu: “A partilha de experiências era inevitável e não podia ter sido mais enriquecedora. As muitas selfies que cada um de nós tirou são prova viva da alegria e boa disposição que se viveu, tal como o orgulho que nos unia.” Sobre a farda da TAP, que veste no seu dia-a-dia e que usou nas várias sessões, escreveu ainda que acabou por ser destacada como a mais bonita. “Ninguém resistia ao chapéu… mesmo os que tinham também um na farda! Uma colega da SAS chegou mesmo enviar uma foto sua com o meu chapéu para o seu Crew Manager a pedir um igual!”
A Aliança entra assim na sua terceira década com uma rede forte e abrangente que serve mais de 1300 destinos em 191 países. A conetividade continua a expandir-se, com as operadoras a lançar novas rotas e a aumentar frequências, como é o caso da TAP, que anunciou dez novas rotas desde o final de 2016.