Sign In
Destaques; WHAT'S!UP IT
All-Flash – Storage Empresarial

 

Quando pensamos em vendas, em receita, ou em reservas online, quando assistimos ao nascer de um novo ecossistema digital, esquecemo-nos muitas vezes do que está por trás, de todo o armazenamento e da rapidez de processamento necessários para que tudo funcione da melhor forma.​

A Empresa está a mudar, o que obriga a uma efe​​tiva adaptação das infraestruturas. Esta é uma tecnologia state-of-the-art, que grandes empresas como a Google usam, e que permite à TAP usar aplicações estratégicas com melhores resultados”, afirma Victor Vieira, da TAP IT. “Precisamos de performance, e esta é a melhor forma de a garantir”, remata.

O que é o All-Flash?

Um All-Flash Array (AFA), também conhecido como Solid State Array (SSA), é um sistema de armazenamento de dados que contém várias unidades com memória Flash (tipo de memória parecida com a usada em cartões de memória adaptada ao mundo empresarial). O armazenamento All-Flash não contém peças móveis, ao c​ontrário dos discos rígidos comuns, o que significa menos calor gerado, menos energia utilizada e menos manutenção.

Do ponto de vista funcional, a tecnologia Enterprise All-Flash oferece:

• Um desempenho muito superior comparado com sistemas de armazenamento tradicionais (com discos giratórios), uma vez que reduz o tempo de resposta de acesso a dados de milésimos de segundo para milionésimos de se​gundo;
• Menos picos de latência, ou seja, menos tempo e​​ntre o início de um evento e o momento em que seus efeitos se tornam percetíveis;
• Eficiência na gestão de capacidade através de técnicas de redução de dados – (compressão, deduplicação e thin provisioning);

Na TAP, existem dois sistemas de armazenamento All-Flash Array, instalados em cada centro de processamento de dados, com replicação dos dados, de forma a garantir alta disponibilidade redundância e proteção da informação contra desastres.

O armazenamento empresarial na TAP

O mundo digital e a informação produzida está a mudar a face do nosso mundo. Um dos ativos mais importantes de uma empresa são os dados dos seus Clientes. Estes dados são normalmente utilizados pela generalidade das aplicações que suportam o negócio para servir múltiplos propósitos sendo algumas dessa aplicações críticas e estratégicas.

Estas aplicações estratégicas estão ligadas, por exemplo, à maximização da receita, já que permitem identificar rapidamente o valor de​​ certos mercados e passageiros, adaptando assim a oferta da TAP ; ao flytap, no que diz respeito à pesquisa de voos, destinos e ofertas, às reservas e à compra de serviços; e aos processos de Business Intelligence da Companhia, já que permite uma interpretação mais fácil e rápida de grandes volumes de dados,  identificando assim novas oportunidades e implementando uma estratégia efetiva baseada nos dados recolhidos.

Sempre nos bastidores dos produtos constantemente disponibilizados pela Companhia, trabalha a TAP IT, procurando estar sempre na vanguarda da tecnologia mundial e garantir o melhor funcionamento de todas as ferramentas disponibilizadas aos Clientes e, internamente, aos Colaboradores.