“Phishing” é o termo em inglês para o tipo de burlas que ocorrem na internet e que procuram obter acesso a dados financeiros das vítimas. Estas burlas surgem normalmente através de emails, chats ou redes sociais. No caso dos e-mails, estes são forjados de forma a aparentarem ser legítimos, e por isso adotam imagens, logótipos e nomes das instituições pelas quais se pretendem fazer passar. As instituições financeiras são os principais alvos do destes ataques.
Como reconhecer um ataque de “phishing”?
Desconfie de e-mails que lhe pedem informações pessoais, como números de conta, palavraspasse ou outros dados pessoais, e de mensagens que lhe pedem ações urgentes ou imediatas.
Em caso de suspeita:
Verifique a origem do e-mail, conferindo o endereço real que enviou a mensagem (veja as propriedades do remetente ou verifique os cabeçalhos do e-mail).
Não carregue em links ou imagens, nem carregue no botão “responder”.
Contacte a empresa ou a pessoa que supostamente o terá contactado para confirmar a veracidade da mensagem, através de contactos oficiais, ou seja, não use os que possam surgir no e-mail suspeito.
Veja mais detalhes sobre a sua segurança informática aqui.
Qualquer esclarecimento ou suporte será prestado através dos canais habituais da TAP IT: hdesk@tap.pt / +351 210 489 393 (ext: 39393).