Sign In
Destaques; WHAT'S!UP; WHAT'S!UP ME; WHAT'S!UP IT; WHAT'S!UP Cabin Crew; WHAT'S!UP Flight Crew
ME admite novos técnicos de manutenção

“Hoje é um dia de celebração para todos nós.” Foi assim que o DGME, Mário Lobato de Faria, iniciou o discurso de encerramento da Cerimónia de entrega de Certificados aos 21 alunos, das 20ª e 21ª Turmas do Curso de TMA ab initio, que decorreu no Auditório da ME no dia 15 de Fevereiro.

Em 2017 a TAP comemora 30 anos de formação de TMA ab initio

A TAP é uma entidade de formação certificada EASA Parte 147 (TAP/MTO – Maintenance Training Organization) e nos últimos cinco anos, formou e admitiu mais de 120 TMA. Para além de formar os seus próprios técnicos, presta ainda serviços a outras companhias aéreas, formando os seus TMA, como é o caso da SATA e da TAAG.

O evento do passado dia 15 de fevereiro assinalou o compromisso da TAP com a formação profissional dos seus próprios técnicos de manutenção de aeronaves, e promete repetir-se em breve: Em simultâneo, decorria já o processo de candidaturas ao novo curso de TMA, que terá a duração de aproximadamente sete meses e dará origem a duas turmas, num total de 40 formandos.

Esta aposta representa, uma vez mais, a valorização dos recursos humanos como fundamentais para o sucesso da Companhia e a intenção de dar continuidade aos processos de recrutamento e formação, na área da Manutenção e Engenharia e outras.

21 novos técnicos assumem funções

No evento de 15 de fevereiro, Fernando Pinto, Presidente Executivo da TAP e Accountable Manager da TAP MTO (Maintenance Training Organization) realçava a importância deste grupo profissional no contexto da Empresa, assim como afirmava a relevância do Centro de Formação da TAP e da TAP MTO, entidade de formação certificada pela ANAC (Autoridade Nacional para a Aviação Civil) responsável pela Formação Básica de TMA (Técnico de Manutenção de Aeronaves).

Nos discursos dos responsáveis da TAP foram transmitidos os parabéns aos Formandos e aos familiares presentes na Cerimónia e agradeceu-se a presença de Victor Rosa, representante da ANAC, e dos Formadores, pois são eles os grandes responsáveis por aquilo que se consegue em termos de “massa humana”. A formação tem uma forte componente técnica, mas durante todo o processo os formandos “crescem muito enquanto pessoas” e aprendem muito daquilo que é a cultura da TAP.

Os agradecimentos estenderam-se ainda aos Diretores da ME e ao Centro de Formação da TAP que há cerca de 30 anos – completam-se em novembro – têm vindo a formar TMA.

Relativamente aos Cursos, foi ressalvado que na indústria de manutenção de aeronaves existe uma escassez a nível mundial destes Técnicos e a TAP, através das suas políticas e do planeamento estratégico que vem desenvolvendo ao longo dos anos, tem conseguido superar essas dificuldades.

Os elementos da Comissão Executiva da TAP MTO, Sandra Fanha – Gestora de Formação Profissional da TAP – e Filipe Morais de Almeida – Diretor de Organização e Desenvolvimento da ME –, também discursaram, assim como a ANAC, representada no evento por Victor Rosa, Chefe do Departamento de Segurança Operacional de Controlo de Navegabilidade Aérea. Ouviu-se ainda o testemunho de um formador MTO, João Vizinha, da área de Manutenção de Motores da ME.

De seguida desfilaram pelo palco os Formandos da 20ª e 21ª Turmas do Curso de TMA ab initio ministrado pela TAP, que assim receberam os seus Certificados de Curso.

Com o Passageiro sempre em mente

Na sua mensagem, Mário Lobato de Faria fez questão de reforçar a ideia já anteriormente transmitida pelo Presidente da TAP, dizendo que “um dos aspetos fundamentais é pensarmos nos nossos Passageiros, é para isso que a TAP existe. Nós não trabalhamos para o avião, para o motor ou para o componente, trabalhamos de facto para que alguém que confia nos nossos serviços possa voar em segurança, partindo de A para chegar a B, com segurança, conforto e no horário. E é tudo isso que terá de estar sempre presente naquilo que nós fazemos”.

Referindo-se expressamente aos colegas que, já sendo trabalhadores da TAP ME, através de recrutamento interno concorreram para as funções de TMA, deixou uma palavra de apreço “por aqueles que, no segundo curso, decidiram ir mais além, ousaram ir mais além e ser mais”, acrescentando que “esta situação também tem muito a ver com aquilo que é o espírito da TAP. A TAP ao longo dos anos, desde o seu início, sempre ousou ir mais além. A TAP tem esta característica, tem esta cultura de procurar estar sempre à frente no seu tempo e ao nível dos principais players da nossa indústria”.

Orgulho foi o sentimento que marcou o momento

No fim da cerimónia, Mário Lobato de Faria fez questão de transmitir aos novos TMA da Companhia “o imenso orgulho que sentimos por todos e por este momento que conseguiram”, acrescentando ainda esperar "que todos no vosso dia-a-dia, com o vosso compromisso, a vossa expertise, o vosso conhecimento e know-how, nos deem razões para continuarmos a sentir-nos orgulhosos”.

Trabalho e entreajuda: a fórmula do sucesso

A Whats|UP conversou sobre a experiência da Formação com Guilherme Rodrigues, aluno da 20ª Turma, constituída por alunos apurados num processo de seleção com recurso a concurso externo, e com Jorge Gil, da 21ª Turma, constituída por elementos TAP que foram selecionados num processo de recrutamento interno.

 

Guilherme Rodrigues - 20ª Turma

 

Como decorreu a Formação?

Foram longos oito meses de formação. Conseguimos o sucesso com muita entreajuda entre todos. Para mim que sou o mais novo foi uma experiência diferente, visto que não vinha do mundo do trabalho, mas diretamente da escola para aqui. Gostei bastante, foi uma experiência que não trocaria por nada neste momento. Como se pode ver aqui existe uma união de todo o grupo. Foram muitos meses complicados, com muito estudo, mas foram ultrapassados e hoje estamos aqui como funcionários da TAP.

 

Como está a decorrer a experiência de trabalho?

Sinto-me muito bem a fazer uma coisa para a qual estudei. Gosto de tudo o que é relacionado com aviões. É algo que me fascina, e essencialmente é isso: quando fazemos algo que gostamos é meio caminho para a felicidade, pelo menos para uma parte dela.

 

Esta formação era o que queria fazer ou foi uma oportunidade que lhe surgiu?

Foi uma oportunidade que surgiu na minha vida, apesar de conseguir reconhecer que [a TAP] é uma das melhores empresas para se trabalhar, visto o panorama nacional em que nos encontramos. Consegui, entrei e fiz. Agora estou aqui!

 

Jorge Gil - 21ª Turma

 

Porque concorreu a esta Formação?

Estava há um ano e meio na TAP, a desempenhar funções com a categoria profissional de TRTMA [Técnico de Reparação e Tratamento de Material Aeronáutico], na área de Estruturas da Manutenção de Aviões. Iniciei o projeto das ‘sharklets’. Com a oportunidade desta Formação passei a TMA [Técnico de Manutenção de Aeronaves] e posso agora desempenhar as funções de TMA que como TRTMA não podia desempenhar. A minha chefia desafiou-me a participar no Curso e eu aceitei. Já trabalho na aviação há doze anos e já desempenhei funções de TMA, primeiro na Força Aérea e depois na OGMA, mas sem a certificação, e queria mesmo realizar o projeto completo.

 

Como decorreu a Formação?

Correu bem. Foi acessível. A experiência foi boa. Deu para criar laços com os colegas, conhecer os Formadores, e para aprender um bocadinho mais do que já sabia. Foi cinco estrelas. Estou muito satisfeito!

 

  • Cerimónia de entrega dos certificados aos novos TMA da TAP
  • Filipe Morais Almeida - Director Organização e Desenvolvimento da ME e membro da Comissão Executiva da TAP MTO
  • 21ª turma com o DGME e elementos da Formação Profissional da TAP
  • Fernando Pinto - Presidente Executivo da TAP e Accountable Manager da TAP MTO
  • Formandos da 20ª turma
  • Formandos da 21ª turma
  • Formandos das 20ª e 21ª turmas com elementos da TAP MTO e Formação Profissional
  • Mário Lobato Faria - DGME
  • Os novos TMA da TAP acompanhados dos seus familiares que marcaram presença na cerimónia
  • João Vizinha - Formador TAP MTO
  • Sandra Fanha - Gestora de Formação Profissional e Membro da Comissão Executiva da TAP MTO
  • Vários formadores marcaram presença na cerimónia de entrega dos certificados
  • Victor Rosa - representante da Autoridade Nacional da Aviação Civil presente na cerimónia
  • 20ª turma com o DGME e os elementos da Formação Profissional da TAP

 

 

11 dezembro 2018

Clique para abrir

09 novembro 2018

Clique para abrir

04 outubro 2018

Clique para abrir

07 setembro 2018

Clique para abrir

07 agosto 2018

Clique para abrir

05 julho 2018

Clique para abrir

20 junho 2018

Clique para abrir

06 junho 2018

Clique para abrir

07 maio 2018

Clique para abrir

13 abril 2018

Clique para abrir

05 março 2018

Clique para abrir

20 fevereiro 2018

Clique para abrir

05 fevereiro 2018

Clique para abrir

22 janeiro 2018

Clique para abrir

08 janeiro 2018

Clique para abrir

22 dezembro 2017

Clique para abrir

07 dezembro 2017

Clique para abrir

24 novembro 2017

Clique para abrir

20 novembro 2017

Clique para abrir

10 novembro 2017

Clique para abrir

27 outubro 2017

Clique para abrir

13 outubro 2017

Clique para abrir

29 setembro 2017

Clique para abrir

15 setembro 2017

Clique para abrir

01 setembro 2017

Clique para abrir

31 julho 2017

Clique para abrir

21 julho 2017

Clique para abrir

17 julho 2017

Clique para abrir

07 julho 2017

Clique para abrir

28 junho 2017

Clique para abrir

23 junho 2017

Clique para abrir

12 junho 2017

Clique para abrir

02 junho 2017

Clique para abrir

26 maio 2017

Clique para abrir

12 maio 2017

Clique para abrir

08 maio 2017

Clique para abrir

28 abril 2017

Clique para abrir

13 abril 2017

Clique para abrir

31 março 2017

Clique para abrir

17 março 2017

Clique para abrir

17 fevereiro 2017

Clique para abrir

02 fevereiro 2017

Clique para abrir

19 janeiro 2017

Clique para abrir

05 janeiro 2017

Clique para abrir

22 dezembro 2016

Clique para abrir

08 dezembro 2016

Clique para abrir

24 novembro 2016

Clique para abrir

10 novembro 2016

Clique para abrir

27 outubro 2016

Clique para abrir

13 outubro 2016

Clique para abrir

04 outubro 2016

Clique para abrir

29 setembro 2016

Clique para abrir

15 setembro 2016

Clique para abrir