Ocorreu, no dia 16 de janeiro, um workshop inédito com um propósito desafiante: a melhoria da comunicação com Tripulantes. Com a presença de Jason Ward, Vice Presidente de Operações, Abílio Martins, Vice Presidente de Marketing e Comunicação, Miguel Carvalho, Piloto Chefe, Hélder Santos, Diretor de Pessoal de Cabina, entre outros, e envolvendo um grupo heterogéneo de tripulantes - 15 PNC e 15 PNT - este evento propôs-se ser um convite para interagir e abrir um novo canal de comunicação.
A abertura do evento ficou a cargo de Jason Ward, que fez questão de frisar que, apesar de ser difícil manter a comunicação com Tripulantes – pelas condições inerentes ao tipo de profissão – este desafio não pode ser encarado como um problema, mas sim como uma oportunidade. Para Jason, a comunicação é uma “two-way street”, onde o feedback assume contornos muito importantes.
Para Abílio Martins, a viajar aprende-se muito. Referiu que um dos seus principais desafios é conseguir que 7 mil Colaboradores sejam 7 mil porta-vozes da Empresa, desafio esse ainda maior quando se trata de Tripulantes. Abordando alguns canais de comunicação interna já existentes, como as newsletters dedicadas, reforçou que um dos objetivos principais deste workshop era desenhar soluções criativas e canais de comunicação mais eficazes que captem a atenção dos Colaboradores. Um desafio que se mostrou seguro de conseguir ultrapassar – até porque, nas suas palavras, temos a dimensão certa para vencer e uma cultura de Empresa muito forte.
Num workshop dinâmico, uma das ações foi a identificação de cinco forças desfavoráveis – obstáculos à comunicação – e cinco aspetos favoráveis. Das forças desfavoráveis destacaram-se a informação excessiva, o trabalho fora do espaço físico da Empresa, as poucas oportunidades de comunicação com outras áreas e a banalização do conceito de duas Empresas: o “nós” e o “eles”. Por outro lado, e nos aspetos favoráveis, os participantes frisaram as ferramentas IT disponíveis, como o Portal DOV, as TAP SMS, a relação humana entre a Empresa e Colaboradores e atividades como o próprio Workshop – iniciativas presenciais conjuntas e ações de formação.
Identificados os principais obstáculos a uma comunicação efetiva, lançou-se o repto para o grande desafio do evento: se as ferramentas existem e não estão a trabalhar bem, ou se são deficitárias, que mudanças têm de acontecer para colocar os canais ao serviço do Pessoal Navegante? Com uma comunicação eficaz existe um melhor alinhamento entre os Tripulantes e a Empresa e sua estratégia, algo fundamental para uma Companhia que se pretende Customer Centric.
Os participantes foram desafiados a criar clusters com ações comuns entre si. Com cerca de 30 medidas identificadas, que abrangem desde aspetos técnicos, relatórios, TTA, inquéritos e acessibilidade, o evento mostrou-se bastante profícuo em ideias e medidas.
Após a definição dos projetos e iniciativas, o passo seguinte foi a identificação dos Embaixadores de cada medida, designados como Champions. Mais uma vez o ambiente informal e familiar que se viveu no evento ficou expresso com a participação ativa de todos os intervenientes e a disponibilidade para apadrinhar as iniciativas com as quais mais se identificaram. Nenhuma ação ficou sem “padrinho” e os Champions mostraram-se bastante entusiasmados com a possibilidade de participar ativamente no desenvolvimento de iniciativas propostas pelos próprios.
Para os 30 participantes, o sentimento foi comum: tratou-se de uma ação notável que deveria repetir-se com mais frequência. Cátia Santos, Assistente de Bordo e Champion de um dos projetos – relacionado com a criação de plataformas que simplifiquem a comunicação entre Tripulantes e outras áreas da Empresa – salientou o bom ambiente que se viveu e a fluidez na troca de ideias. Já Ana Rosindo, Chefe de Cabina, confessou que não tinha grandes expectativas mas que foi uma agradável surpresa toda a interação e o feedback muito positivo que se gerou. Para João Santos Lopes, Comandante de longo curso, é importante coordenar sinergias - opinião partilhada por Denise Nogueira, Assistente de Bordo, que revelou que, nesta ação, se conseguiu comunicar e não somente transmitir informação.

Para Fernando Pinto, a quem coube o encerramento do Workshop, foi um momento histórico para a Empresa – não só pelo evento em si, mas também pela envolvência e participação de todos os presentes.
Nas palavras de Abílio Martins, a grande conquista deste workshop foi o “nós” – o passo em frente para deixarmos, cada vez mais, de ser o “nós” e “eles” para passarmos a ser “todos”.
Veja, na fotogaleria abaixo, algumas das fotografias que marcaram o evento.