O A319 Gago Coutinho, com a matrícula CS-TTB, foi o primeiro avião TAP a entrar ao serviço com os interiores integralmente renovados, em novembro de 2016, no âmbito do programa de atualização de frota. Este programa está a ser desenvolvido pela TAP em conjunto com empresas nacionais, entre as quais a Almadesign.
Rui Marcelino, da Almadesign, criou a empresa há 20 anos e gere hoje a equipa responsável pelo design dos interiores dos aviões em renovação e pelas novidades que, ainda durante este ano, será possível conhecer.
Fale-nos da Alma Design. Quando nasceu e em que projetos tem trabalhado?
O início da Almadesign deve-se muito ao desafio lançado pela Salvador Caetano em 1996, para desenhar uma carroçaria de autocarro de turismo comemorativa dos 50 anos da empresa.
Com o aumento da exigência daquele trabalho, surgiu a necessidade de alargar a equipa e nasceu a Almadesign. A parceria com a Salvador Caetano para desenvolver novos autocarros manteve-se até hoje, mas desde então, a Almadesign diversificou a sua atividade em centenas de projetos nas áreas de design de produto, design de interiores ou design de comunicação. O design de transportes: rodoviário, ferroviário e aeronáutico, mantém-se como atividade core da empresa.
Como nasceu a parceria com a TAP?
Os primeiros contactos com a TAP datam de 2011, ano em que a Almadesign e os seus parceiros – entre os quais a Embraer do Brasil – apresentaram o projeto LIFE em Paris, que venceu o prestigiado Prémio internacional Crystal Cabin Award em 2012. A parceria mais efetiva com a empresa surge em 2014, com o novo departamento da TAP dedicado aos Interiores de Cabine.
Para além do retrofit do A319, que outros projetos está a desenvolver ou vai desenvolver no futuro com a TAP?
A nossa colaboração iniciou-se com o projeto A350, cujo trabalho de customização migrou para o A330neo através de toda a definição de Cores, Materiais e Acabamentos (CMF – Colour Material and Finishings). Para além dos A319/320, trabalhamos no retrofit dos A330, nomeadamente numa Classe Executiva totalmente inovadora. Estamos igualmente a intervir em produtos Inflight (como sejam acessórios de cabina, menus, entre outros).
Como avalia globalmente a parceria com a TAP?
Tem sido uma parceria extremamente gratificante para nós e, acredito, uma aprendizagem fundamental para ambas as empresas. Construímos em conjunto uma relação de confiança que permitiu desenvolver as competências necessárias para projetos de retrofit, melhorando a experiência de viagem, aumentando o valor da marca e potenciando o retorno com a frota existente. A interação com a equipa da TAP tem sido excecional, bem como a oportunidade de colaborar com fornecedores e integradores ao melhor nível do mundo.
A TAP trabalhou com empresas portuguesas neste projeto – a Alma Design, a Karmann Ghia de Portugal e a Couro Azul. Como avalia esta escolha?
Desde o início do nosso contacto com a TAP que a empresa demonstrou interesse em incorporar empresas nacionais nos projetos de retrofit. Esta vontade está também no ADN da Almadesign, pelo que fizemos todos os esforços para integrar empresas portuguesas de grande qualidade nesta intervenção. Ainda mais importante, a incorporação das empresas nacionais contribuiu para aumentar a experiência nacional neste sector, aumentando o reconhecimento e a possibilidade de acesso às cadeias de fornecimento internacionais das empresas portuguesas.
Por fim, de uma maneira global, como avalia o produto final?
Em relação aos A319 e A320, consideramos que a renovação realizada coloca a TAP num novo patamar de qualidade, competitividade e eficiência. O layout interior incorpora uma imagem totalmente renovada, reforçando a identidade TAP num ambiente mais acolhedor, mais moderno e mais sofisticado, com materiais e acabamentos de grande qualidade, bem como cadeiras de última geração, confortáveis, mais leves e finas, que permitem manter os altos padrões de qualidade e competitividade da empresa com as principais companhias aéreas. A TAP é a primeira companhia aérea a lançar um layout de corredor único com assentos reclináveis e pré-reclinados. Isto oferece a possibilidade de cada passageiro encontrar um produto adequado à sua preferência.