O pairing optimizer será em breve posto em funcionamento na TAP. Esta nova ferramenta permitirá gerar serviços de voo de forma automática e mais célere, permitindo à TAP analisar cenários alternativos com o objetivo de otimizar as cargas de trabalho, melhorar a qualidade das rotações e dar resposta a solicitações efetuadas por outras entidades/departamentos da companhia.
A TAP selecionou a solução da Jeppesen, líder de mercado no desenvolvimento e implementação de sistemas para gestão de tripulações. O processo de implementação do pairing optmizer, gerido pela Direção de Planeamento e Gestão de Tripulações e as Tecnologias de Informação, com a participação da Direção de Operações de Voo e da área de Safety, teve início com a assinatura do contrato a 15 de dezembro de 2016 e tem a sua entrada prevista, em pleno funcionamento, em maio deste ano.
Até ao final do ano está ainda em curso o processo para implementar novas ferramentas associadas a esta, como o Rostering (sistema de planeamento) e o Preferential Bidding System (sistema de gestão de pedidos preferenciais).